Qual a importância da alta-costura nos dias atuais?

A alta-costura é nada mais que a criação e confecção de roupas femininas sofisticadas e originais, exclusivas.

É um mercado em constante crescimento. As maisons de moda aumentam suas vendas a cada dia e clientela está se expandindo e diversificando. O que antes era considerado velha guarda, reservado apenas aos tapetes vermelhos e casamentos grandiosos, de repente tornou-se algo mais fresh e relevante para as necessidades emocionais dos consumidores. A busca pelo desejo de individualidade e autenticidade. Onde a relação entre a marca e o cliente  se destaca com a magia e a experiência de possuir uma roupa sob medida e exclusiva.

 

É onde o designer fashion pode se expressar, e a criatividade em ação une a tradição com a inovação. Hoje, novas tecnologias estão ajudando a quebrar barreiras quando se trata da alta-costura, com materiais, técnicas e abordagens inovadoras que despertam o interesse de novas audiências – incluindo os millennials.

A alta-costura também está deixando sua marca nas roupas de varejo, como por exemplo, estilistas fazendo parcerias com lojas de departamento e coleções cápsulas.

A magia da alta-costura é uma proposta sedutora – tão exclusiva que poucos de nós poderão experimentá-las. Talvez, roupas que a grande maioria das pessoas no mundo nunca verá de perto, elas nunca tocarão, nunca estarão na mesma sala que elas. É tão inspirador que é de tirar o fôlego. Manter as tradições artesanais de uma maneira nova e moderna? Não é de se espantar que a alta-costura tenha se encontrado na era do Instagram.

*

Por Paola Sanguin, professora do núcleo de criação da Sigbol Fashion

Referências: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s