Ano novo chinês 2019: O ano do porco

Aqui no Brasil comemoramos a entrada do novo ano em janeiro, no entanto, em outros países essa data pode ser diferente. É o caso da China, que comemora o ritual de passagem de acordo com o calendário lunar, e celebraram no dia 05 de fevereiro o ano do porco.

Assim como no Brasil, há várias tradições na China antes e durante a passagem do ano, como por exemplo, fazer a limpeza de seus lares para afastar os maus espíritos algumas semanas antes e reservarem exclusivamente o primeiro dia do ano para visitarem parentes e amigos.

Apesar das culturas serem distintas, é inegável que as tradições de ano novo carregam muito mais do que apenas crendices ou ensinamentos que nos foram passados pelos nossos ancestrais, elas trazem acima de tudo esperança, renovação e inspiração.

Não é a toa que várias marcas de peso do mercado da moda, usem o tema como inspiração para coleções que dão o que falar. É o caso da Gucci, Dolce & Gabanna e Longchamp. Ainda mais quando o ano promete entre muitas coisas resoluções de pendências, abundância e principalmente riqueza.

Camiseta Dolce & Gabanna

Coleção cápsula Gucci

Bolsa da Longchamp

E quem quer aproveitar e se aprofundar mais sobre o assunto pode conhecer um pouco mais da cultura chinesa, na festa em comemoração a entrada do ano do porco no bairro da Liberdade em São Paulo que ocorrerá no próximo sábado e domingo, dia 9 e 10 de fevereiro.

Por Karine Holzmann, professora do Núcleo de Criação Sigbol Fashion

Referência: 1, 2 e 3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s