O Ano do cachorro

Aqui no Brasil já comemoramos a chegada de 2018, mas o ano novo chinês ainda não começou, a data comemorativa é sempre diferente do calendário ocidental, pois é baseado nos ciclos da lua. Se você vive em São Paulo com certeza ouviu falar nessa festividade que também é comemorada no bairro da Liberdade.

A festa que marca a entrada do ano do cachorro – e é a maior festividade de comunidade aberto do país – e está marcada para o dia 16 de fevereiro, logo depois do feriado do carnaval. Segundo a antiga lenda chinesa Buda chamou todos os animais da criação para uma reunião, no entanto, somente 12 compareceram e como agradecimento eles foram transformados nos signos da astrologia chinesa.

Os doze animais ganharam um ano de acordo com a ordem de chegada: o Rato ou Camundongo; O Boi ou Búfalo; o Tigre; O Coelho; o Dragão; a Cobra ou Serpente; o Cavalo; a Cabra, bode ou Carneiro; o Galo ou Galinha; o Macaco; o Cão; o Porco ou Javali. Consequentemente o evento que acontecera na Liberdade é denominado de acordo com o ano de cada animal, lembrando que a festividade aberta ao publico em geral, é gratuita e conta com apresentações de danças, artes marciais, músicas tradicionais, malabarismos e é claro comida típica.

Nos anos anteriores a festa fez grande sucesso, deixando as ruas lotadas, A dança dos leões é um costume tradicional que representa  boa sorte e prosperidade no ano vindouro para todos os seres humanos e é uma belíssima apresentação. Portanto, se você ainda não conheceu essa é uma ótima oportunidade para prestigiar e renovar os votos de 2018.

*

Por Karine Holzmann, professora do Núcleo de Criação Sigbol Fashion

Referências: 1, 2, 3,e 5

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s