Xadrez Príncipe de Gales.

Xadrez Príncipe de Gales é uma padronagem com riscos irregulares, obtida pelo ponto sarja com fios cardados ou penteados.

Geralmente é confeccionado em lã, mas atualmente encontramos em variedades como malhas de algodão, lona, poliéster, permitindo confeccionar peças mais contemporânea, como camisetas, agasalhos e tênis. Uma ótima opção para dar um toque de tradicionalidade no estilo esportivo.

Esta padronagem tem origem escocesa, do vale Glenurquhart em Inverness-shire e foi popularizado pelo Príncipe de Gales ( título dado ao filho mais velho do Rei ou Rainha da Inglaterra), Eduard VII. Inicialmente foi usado pela Condessa Seafield, suas vestes para caçada, no início do século XIX. O nome deste xadrez varia em alguns países. Na Áustria é chamado de Esterhazy, na Inglaterra é conhecido como Glen Check e em Portugal e França como Prince de Galle.

Esta padronagem é considerada elegante e clássico, muito usado na alfaiataria, por muito tempo foi usado pelos homens, mas caiu no gosto do publico feminino.

E voltou para a moda feminina com força total desde 2016. Agora em 2017 este xadrez aparece ao lado de outras peças estampadas, e aparece com combinações básicas com calças jeans. Essa padronagem aparece também em vestidos, casacos desestruturados, saias assimétricas e em tênis.

*
Por

Elizangela Gomes, professora do Núcleo de Criação da Sigbol Fashion.

Referências: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25 e 26

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s