Tribos Urbanas: Teddy Boys.

Os teddy boys foram a primeira manifestação da cultura jovem no Reino Unidos anos 1950, possuíam uma maneira bem específica de se vestirem, mas aquela não era apenas uma prática de culto à moda, mas uma forma de expressão dos jovens da classe trabalhadora que viveram oprimidos nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial.

Os casacos da era eduardiana, que era a principal referência de vestimenta dos teddy boys, calças justas em consequência dos filmes norte-americanos e cabelos alisados em topetes super elaborados complementavam o look na época.

O rock’n’roll era a principal influência destes jovens que são tidos, assim como os mods, os precursores do movimento punk, devido a algazarra e brigas de rua com a gangue rival.

john-lennon

Os mods eram geralmente adolescentes de classe média obcecados por moda e estilos musicais, entre jazz moderno e rhythm & blues, que andavam em motonetas tipo scooter como meio de transporte.

Dessas duas culturas diferentes surgiram muitas subculturas diferentes, e os skinheads de certa forma surgiram nos anos 1960, segundo estudiosos, derivados dos mods e dos rude boys. Seus integrantes eram na maioria providos da classe operária, e nessa época os skinheads eram constituídos por negros jamaicanos e brancos que se reuniam para apreciarem o mesmo tipo de música como reggae e ska.

499ec0d377bc23a6a7ea2bdc88312243

26413d2f422804d2eaf75e295635c97b

Nos anos 1980 os skinheads passaram por mudanças ideológicas, em que determinados grupos adotaram influências homofóbicas de procedência neonazista. Eles se tornaram rivais dos punks.

e72e69ea98c2ce16ee98bfab742472bf

*

Por Mayara Behlau, professora do Núcleo de Criação da Sigbol Fashion

Referências: 1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s