Moda e Proporção.

A percepção das proporções humanas teve como um dos primeiros estudiosos o arquiteto e escritor romano do século I, Marcos Vitruvius Pollio, que defendia a ideia que os templos fossem magníficos deviam ser construídos  tendo por base nas analogias do corpo humano.

Quando a renascença redescobriu as ruínas clássicas de Grécia e de Roma, Leonardo DaVinci ilustrou a versão dessa ideia de Vitruvius com o seu famoso desenho também conhecido como o homem Vitruviano. O redescobrimento das proporções matemáticas do corpo humano no século XV por Leonardo e outros é considerado umas das grandes  realizações que conduzem ao Renascimento Italiano. O desenho também é considerado frequentemente como um símbolo da simetria básica do corpo humano e, por extensão, para o universo como um todo.

2c0859bb7dfc658e3be22a9da1642799

Na área de design de moda uma possível aplicação da razão áurea é representada por outro tipo de proporção mais simples e compreensível: 1/3 ou 2/3. Esta proporção mantém a vestimenta equilibrada com o corpo, nunca dividindo-o ½.

1eb20833cbf09112224ca8464109ec91 1918914bc1aab0fee0da4fe91e595ec3 aa08b52bd407c0e56d0610821af76e47

*

Por Mayara Behlau, professora do Núcleo de Criação da Sigbol Fashion.

Referências: 1 e 2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s