A efemeridade da estética feminina através dos tempos.

Assim como as roupas e o comportamento, a maquiagem e o que conhecemos como belo também evolui como o passar dos tempos.

Ainda que cada pessoa tenha a sobrancelha com um desenho próprio, vale muito ver como elas mudaram com o passar dos anos e o que isso tem a ver com os padrões de beleza de cada momento.

1 egito

No Antigo Egito por exemplo Cleópatra e Nefertiti usavam pó mineral nas pálpebras e nas sobrancelhas. Algumas inclusive tiravam alguns pelos ou raspavam toda a sobrancelha, pra poder fazer o formato perfeito com o pó mineral. Isso não era só vaidade, mas eles acreditavam que o pó mineral protegia de doenças e afastava os maus espíritos. Além disso, quando um gato morria, todo mundo na casa raspava as sobrancelhas como sinal de luto.

2 grécia

Na Grécia Antiga e em Roma acreditava-se no poder da beleza natural e da pureza, e isso significava sobrancelhas bem grudadas! E se a sua sobrancelha não fosse assim naturalmente, eles utilizavam um pó escuro para juntá-las.

3 middle age

Na Idade Média as mulheres depilavam fora quase toda a sobrancelha e ainda tiravam os fios ao redor da testa para darem a impressão dela ser o maior possível! Também havia aquelas mulheres que pintavam a sobrancelha de ruivo em homenagem à Rainha Elizabeth.

4 1910

Em meados de 1910 começou a surgir maquiagem como produto comercial (antes disso, tinha-se a ideia de que só prostitutas usavam maquiagem) e um dos primeiros produtos foi para sobrancelha, quando T.L. Williams usando química, conseguiu criar um produto similar (e mais comercializável) que chamou de Lash Brow Line, que eventualmente seria chamado de Maybelline.

circa 1927: Hollywood fim star and original 'It Girl', Clara Bow (1905 - 1965). (Photo via John Kobal Foundation/Getty Images)

Em 1920 marcou o início das cultura das celebridades, com as mulheres se inspirando nas estrelas do cinema mudo, como Louise Brooks e Clara Bow, que tinham sobrancelhas finíssimas, quase retas e que iam até as têmporas. Nesse momento, muito por influência de Coco Chanel e sua moda com calças, a maquiagem das mulheres começou a ficar mais ousada, expressando confiança.

_

6 1940

Durante a II Guerra as sobrancelhas começaram a fazer um retorno ao seu ‘estado natural’, mas com um arco definido demonstrando força e feminilidade.

_

7 1980

A era do “quanto maior, melhor!” As sobrancelhas mais populares eram as naturais, cheias, e que davam a impressão de um look um pouco decadente, como Madonna de cabelo platinado e sobrancelhas muito escuras, e Brooke Shields com seus fios grossos e muito cheios, emblemáticos até hoje.

8 1990

Os anos 90 foi a resposta aos excessos dos anos 80 exibindo um shape minimalista.

*

Por Mayara Behlau, professora do Núcleo de Criação da Sigbol Fashion.

Referências: 1 e 2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s