Acabamentos

A construção de uma roupa depende de uma série de detalhes, desde posicionamentos com a modelagem, posicionamento do encaixe, cuidados com o corte, até a montagem e acabamentos.
Os acabamentos são partes essenciais e que fazem a diferença na finalização de uma peça. Existem diversas técnicas para aprimorar seu trabalho e entre elas estão:
O Revel: este é retirado da própria modelagem e aplicado em decotes, cavas, golas, lapelas, cinturas, etc. Muito utilizado na construção de saias, blusas, vestidos e Blazers.imagem-1 imagem-2

imagem-3

O cós: é aplicado em cintura de saias, calças ou jaquetas. Nas jaquetas geralmente utiliza-se um tecido diferenciado, semelhante ao do punho ou canelado.
Em calças é comum vir acompanhado de passantes para cinto.

saia imagem-5 calca

O viés: pode-se comprar pronto, vendido por metro, ou utilizar o próprio tecido e cortá-lo no sentido enviesado, dobrando-o de forma que a trama fique em direção a ourela. Pode ser costurado manualmente ou através de calcador específico.

imagem-7 imagem-8 imagem-9

imagem-10 imagem-11

O galão: é utilizado em malharia e só pode ser costurado na galoneira, através de um aparelho próprio para colocar galão. É necessário cortar várias tiras do tecido que será trabalhado com a largura correspondente a do aparelho.
Ele é muito utilizado para acabamento de decotes, mangas, cavas e destinado ao segmento fitness, moda praia, lingerie e moda bebê. imagem-12 imagem-13 imagem-14

Costura francesa: é um método para fazer uma costura dupla que é utilizada para esconder as arestas do tecido (desfiado). Por ser mais sofisticado é muito comum em alfaiataria e camisaria.

imagem-15 imagem-16

Forro: é o acabamento no qual é possível esconder todas as costuras, pois serão embutidas. Para sua construção é necessário montar duas peças, a do tecido e a do forro. Muito comum em saias, blazers e roupas de festa.

imagem-17 imagem-18

*

Por Jaqueline Zanatta, professora do núcleo de modelagem da Sigbol Fashion São Bernardo.

Referências: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 1718, 19 e 20.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s