Cânhamo na moda

Nos últimos anos percebe se um aumento em marcas que estão utilizando a fibra do cânhamo para desenvolver produtos têxteis, que também são conhecidos por hemp.

As roupas com o selo hemp são associadas a algo alternativo, as marcas utilizam de processos naturais e artesanais para a produção das peças.

foto 1

foto 2

foto 3

O cânhamo é biodegradável e também uma das mais resistentes entre as fibras têxteis naturais, as peças confeccionadas têm um ótimo isolante térmico, são quentes no inverno e frescas no verão e também bloqueiam os raios ultravioletas de forma mais eficiente.

foto 4 foto 5 foto 6

A fibra de cânhamo é áspera, mas com os avanços tecnológicos ela passa por processos que a tornaram mais fina e macia, assim se tornou uma nova possibilidade para a indústria da tecelagem.

foto 7 foto 8 foto 9

A Envio Textiles que fica nos Estados Unidos é uma pioneira em tecidos sustentáveis e importadora de 100 tecidos com cânhamo, muitos deles já são usados por marcas famosas como a Versace e Ralph Lauren.

A indústria têxtil está começando a influenciar na criação de produtos com consciência de sustentabilidade. È um processo lento, mas não é impossível deixar um impacto de positividade através das nossas compras.

Braintree Clothing fundada pelos amigos John e David na Austrália, começou com coleções cápsula feitas com hemp ( Cânhamo), roupas naturais com design bacana. Hoje a marca tem linhas feminina e masculina, com vestidos, moletons, túnicas, jaquetas, camiseta e bermudas.

foto 10

A marca Shift Nature trabalha com cânhamo, algodão orgânico,bambu e outras fibras naturais. Confeccionam roupas de cama com design minimalista e oferecem informações de origem e processos sobre as peças compradas.

foto 11

*

Por Elizangela Gomes, professora do Núcleo de Criação da Sigbol Fashion.

Referências: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 15

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s