Creative Friday – Alceu Penna

O Creative Friday de hoje prestará homenagem a um ícone entre as décadas de 30 e 60. Alceu Penna!

Alceu de Paula Penna (Curvelo, MG, 1915 - Rio de Janeiro, RJ, 1980). Desenhista, ilustrador, figurinista. Com seu traço singular, influenciou o comportamento, a imprensa, o design, a publicidade e a moda brasileira. Alceu renovou vestidos de Carmen Miranda, vestiu Marta Rocha e lançou Millôr Fernandes na imprensa, tornou-se o primeiro brasileiro a publicar charges na revista americana Esquire. Alceu Penna foi ainda um dos pioneiros das histórias em quadrinhos no Brasil.:

Desenhista, ilustrador e figurinista, ele se tornou um dos grandes nomes da história da moda brasileira, muito por conta do veículo que o tornou famoso, a revista “O Cruzeiro”, que publicou suas ilustrações.

As “Garotas” de Alceu ganharam tanto de destaque que começaram a sair do papel para se tornarem humanas, já que seus croquis eram copiados pelas jovens da época, que levavam suas ilustrações para as costureiras reproduzirem.

As moças desejavam ser uma das tais “Garotas” e os rapazes sonhavam em se casar com uma delas. Em conjunto com sua colaboração para a moda brasileira, o ilustrador abriu espaço para uma nova figura feminina emergir.

Alceu Penna

Creative 001?

foto 1 foto 2 foto 3

Sem título

Thais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s