Moda sustentável e atemporal de Flávia Aranha.

Na última coleção cápsula de Flávia,nomeada de “Enlace”, a estilista mostra os principais ingredientes de sua moda, que tem como foco o design clean e atemporal que evidenciam a qualidade e o processo artesanal dos tingimentos dos linhos, algodões, lãs e sedas. A marca acompanha todo os processos de desenvolvimento dos tecidos, por exemplo na colheita do algodão 50% do que a estilista usa é orgânico. Flávia fez uma parceria com uma cooperativa que tinge e tece todo o algodão que foi utilizado em seis looks da coleção. Daniel Malva fez uma exposição com fotos que registrou todo o trabalho das 14 artesãs, da confecção de tecidos nos teares ao tingimento com pétalas e folhas de rosas.

foto 1 foto 2

Flávia usa a fermentação das folhas e uma planta leguminosa chamada indigosfera da família das anileiras, onde ela extraiu os tons de azul usados nas suas peças. O tom de marrom acinzentado vem das cascas de romã,cozida em panela de ferro. Já o vermelho é conseguido por meio da raíz da ruivinha, ou rubia tinctorium. A estilista usa uma cartela de cores única, uma verdadeira aula de botânica executada numa cozinha, como é chamada a lavanderia para o tingimento natural de suas roupas. Segundo Flávia esses tons não são encontrados no pantone e diz que ela usa esta técnica desde que abriu a marca há sete anos.

foto 3

foto 5

 

Fazer parcerias com cooperativa não é novidade para a estilista, ao longo de sua carreira viajou pelo Brasil em busca de artesãos, formar uma rede de colaboradores que envolve 20 cooperativas e microempresas.

Hoje são feitas pequenos volumes de peças, por ser todo o processo artesanal. Um dos colaboradores em Pirinópolis ( Goiás), por exemplo, confecciona 15 bolsas de couro de tilápia sem cromo (processo de curtimento que não é tóxico) para a marca. Com o passar dos anos as entregas ganharam agilidade, mesmo sendo confeccionadas no esquema slow fashion total. Flávia conta que antes não podia marcar antecipadamente a data de lançamento de uma coleção porque a encomenda de um tecido ou tingimento poderia demorar mais ou menos seis meses para chegar. Hoje as cooperativas segundo a estilista conseguem entregar em um mês.

foto 4

Flávia Aranha será a primeira marca de moda no Brasil a ganhar o selo B, dado a empresas sustentáveis, a estilista segue o pé da letra o conceito de moda sustentável e slow fashion. Mas isso não significa que a marca fuja da tecnologia ou da visão de negócio.

A marca fez parceria com a USP para desenvolver um processo de como aplicar o corante natural em grande escala na sua recém-inaugurada lavanderia industrial, onde ela investiga novas matérias-primas como o látex da Rondônia, material impermeável e biodegradável que ela já usa como uma alternativa ao couro animal e participa anualmente do Green Showroom, evento em Berlim focado em slow fashion. Voltou a exportar depois de alguns anos focada no mercado brasileiro,uma escolha que fez para continuar do tamanho que considera ideal para sua moda. Nos primeiros anos da marca, foi a exportação que a manteve, vendeu para a Alemanha,Áustria, Suíça e japão, mercados que já consumiam, há sete anos, o conceito de moda sustentável e artesanal com shape minimalista.

foto 6

foto 7

Mesmo com a crise atual no Brasil a marca cresceu 36% ano passado. A cartela de clientes é considerável e a maioria vem de outras regiões para adquirir seus produtos. Com o crescimento da marca Flávia vai também produzir uma linha masculina, chamada José. A indústria não está sabendo identificar o desejo do consumidor, segundo a estilista seu cliente quer uma relação mais íntima com a roupa e sabem identificar o que é um algodão puro e não querem comprar poliéster.

foto 8

foto 9

*

Por Elizangela Gomes, professora no Núcleo de Criação da Sigbol Fashion.

Referências: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s