Tecidos Orgânicos

Imagem 1

A cada ano nos preocupamos mais em saber qual a origem de tudo o que consumimos e qual o impacto que este produto causa à natureza, logo notamos uma busca crescente no consumo de produtos orgânicos. Esse reflexo é notado também no mundo da moda, afinal, infelizmente não podemos esquecer que este é um dos setores mais poluentes que existe na terra. Além de utilizarem uma infinidade de produtos químicos na produção têxtil, o consumo é exageradamente acelerado.

Imagem 2

Tecidos orgânicos são tecidos saudáveis, em sua maior parte eles são antialérgicos e isso oferece mais comodidade e segurança aos consumidores.

Imagem 3

Os fios orgânicos não contêm agrotóxicos nem pesticidas em sua produção, sendo assim não comprometem o solo, a água e o ar, logo os animais e produtores também não são afetados.

Além dessas vantagens os tecidos orgânicos consomem de 30% a 50% menos energia em sua produção e irão ter uma durabilidade maior por não conter produtos corrosivos e isso acaba resultando num desaceleramento no consumo, como as peças duram mais a loucura de comprar e comprar acaba estagnando.

Imagem 4

Dentre os tecidos orgânicos o mais popular é o algodão, a lã, a seda e o cânhamo.

Imagem 5

Entre as desvantagens temos o custo destes produtos que são mais caros, porque a produção é mais baixa, e leva maior tempo para sua finalização e o aspecto do produto é mais irregular, principalmente em sua cor e tamanho e tudo isso implica na produção final.

imagem 6 imagem 7

Muito importante também é salientar que os tecidos orgânicos devem cumprir a regulamentação estipulada pela Associação de Comércio de Orgânicos, é importante verificar se o tecido contém a etiqueta da associação para ter certeza da originalidade do produto.

*

Por Nayara Diniz, professora do Núcleo de Modelagem da Sigbol Fashion.

Referências: 1, 23456 e 7.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s