Sustentabilidade na moda.

Não é de hoje que os designers se preocupam com o meio ambiente, alguns criadores já reutilizaram peças de coleções anteriores para criarem novas coleções.

Em Israel na Shankar College of Engineering and Design, uma formanda talentosa apresentou uma coleção de moda sustentável. Dana Cohen usou resíduos de tecidos velhos e transformou em verdadeiras obras de arte, o ponto principal da coleção foi mostrar que a beleza pode ser criada a partir de algo descartado.

foto 1

Suas peças foram feitas através da reciclagem mecânica de roupas velhas que depois de trituradas numa máquina de reciclagem se transformaram num feltro que depois foi prensado, misturando outras fibras de tecidos coloridos.

Malhas tricotadas foram integradas ao novo tecido reciclado, mostrando o resultado da união entre os resíduos do tecido antigo com o novo tecido, que utilizou para criar peças superestilosas e modernas.

foto 2 foto 3 foto 4

A estilista usou como inspiração uma pintura do artista pop Jackson Pollock, cada combinação de cores de suas roupas fazia referência a uma de suas pinturas. Pollock usa uma técnica para suas obras de gotejamento de tinta que influenciou muito as peças de Dana, que buscou criar uma semelhança nas texturas aleatórias que foram criadas durante todo o processo têxtil.

foto 5 foto 6 foto 7 foto 8 foto 9 foto 10 foto 11

A estilista Dana Cohen, foi ganhadora do Prêmio Fini Leitersdorf Excellente Award na categoria criatividade e originalidade em Moda, e o Rozen Award for Design and Sustainable Techonologies em 2015. Dana agora está focada em como poderia encontrar possibilidades dos tecidos feitos de resíduos têxteis reciclados para serem incorporados na produção em série. Em Israel cerca de 17.000 toneladas de tecidos são jogados fora a cada ano, a reutilização dos resíduos como recursos, aliviaria o enorme fardo que a indústria da moda impõe ao meio ambiente.

foto 12

O trabalho da estilista também representa a influência do nosso passado em nosso presente. “Cada peça simboliza a possibilidade de criar beleza a partir de algo que pensávamos que já tinha terminado”. Esses são os Designers do futuro, que desenvolvem novas maneiras de criar tecidos e roupas com materiais descartados pela própria indústria da moda.

foto 13foto 14 foto 15 foto 16 foto 17

*

Por Elizangela Gomes, professora do Núcleo de Criação da Sigbol Fashion.

Referências: 1, 2, 3, 45, 6, 7, 8, 910111213141516171819, 20, 2122 e 23.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s