Os famosos xadrezes e padronagens que fizeram história.

Graças a estilistas renomados estes padrões se tornaram icônicas e foram copiados por todos no mundo da moda. Vamos relembrar um pouco da história de algumas padronagens que marcaram grifes famosas.

A Burberry escolheu o xadrez tartan que era parte da cultura do Reino Unido por apresentar clãs escoceses. Em 1924 a marca criou a padronagem em bege, branco,preto e vermelho. Ela aparecia, no forro dos casacos da Burberry, principalmente o trench coat. Com o tempo, a estampa virou identidade da grife e foi utilizada em vários produtos ( guarda-chuvas,cachecóis e outros acessórios.

painel 1

A Louis Vuitton criou um monograma, as flores que estampam acessórios e malas da marca foram criados em 1896 para impedir a falsificação dos produtos do artesão francês Louis Vuitton no resto da Europa. Inicialmente a padronagem era restrita ao interior dos produtos de couro,com o sucesso da grife, ela acabou estampando a parte de bolsas da moda.

painel 2

Em 1967 a Missoni desenvolveu pela primeira vez a estampa geométrica, criada a partir do experimento de Ottavio e Rosita Missoni que usaram maquinas de tecelagem para criar formas triangulares multicoloridas. Na época a padronagem foi tida, como uma obra de arte e se tornou ícone da grife italiana.

painel 3

Em 1950 Emilio Pucci criou uma padronagem multicolorida e geométrica ou em forma de amebas, nesta década ele ficou conhecido como o príncipe das estampas.  Esta padronagem se tornou a identidade visual da grife.

painel 4

O xadrez estilo “pé de galinha” ( pied de poule), já que a imagem criada pelo entrelaçamento dos fios de urdume são semelhantes aos pés de uma ave, nos séculos 19 e 20 foi muito usado pela aristocracia britânica. Mas essa padronagem foi eternizada no mundo da moda pela francesa mademoiselle Coco Chanel, que a usou em suas peças femininas, revolucionando o vestuário dos anos 1920.

foto 14pied-poule-3

*

Por Elizangela Gomes, professora do Núcleo de Criação da Sigbol Fashion.

Referências: 1234567891011121314 e 15.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s