A origem da seda

Pra quem não sabe, a seda é uma fibra natural de origem animal usada na indústria têxtil. E é obtida através do casulo do bicho-da-seda, onde o inseto ejeta o fio junto a uma cola chamada sericina. Ela é utilizada para se produzir tecidos leves, cintilantes e macios e pode ser usada  para diversos tipos de modelagem da roupa, como camisas, vestidos, blusas, gravatas, lingeries, etc.

bichinho da seda

Existem muitas lendas sobre a seda, uma delas é que foi descoberta por uma rainha chinesa. Quando a mesma tomava seu chá debaixo de uma amoreira, então um cásulo caiu dentro de sua xícara de chá fervente e soltou um fio.  Sendo assim, a imperatriz chinesa Hsi Ling Shi é venerada como deusa da seda, pois teria inventado o tear utilizado na produção do tecido.

china seda

A indústria da seda existe na China há mais de 5 mil anos e foi mantida em segredo durante muito tempo. Segundo a história, os ovos do bicho-da-seda foram levados para a Europa no início da era cristã, por dois monges. Através dos anos, os sericicultores selecionaram as melhores espécies do inseto. A seda era considerada a mais valiosa mercadoria da China e gerou a famosa rota da Seda, a mais importante rota comercial da época.

seda india

Sendo assim, foi comercializada em diversos continentes. No Império Romano, o tecido era muito apreciado valendo o seu peso em ouro. Na Índia, a seda também é bastante utilizada na confecção de sarees.

seda

Atualmente, apesar de sua produção ser maior, devido ao grande número de maquinários e novas tecnologias, o seu valor ainda é bastante superior, pois se trata de um tecido nobre. Os métodos tradicionais de colheita de seda implicam na morte dos bichinhos, apesar de terem pouco tempo de vida, pois assim a fibra é preservada. Mas hoje existem processos alternativos que preservam os bichinhos, a chamada SEDA DA PAZ.

SEDINHAAA

*

Por Paola Sanguin, professora do núcleo de criação da Sigbol Fashion

Referências: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32.

Manual Técnico Dicionário da Moda Sigbol Fashion

Uma consideração sobre “A origem da seda”

  1. Os tecidos de Seda são os melhores do mundo. quando bem combinado deixa-te ainda mais glamourosos.

    recomendo aos que ainda não começaram a explorar esse tecido, não percam tempo nas vossas roupas optem mais por seda que não se arrependerão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s