Moda e vestuário, qual a diferença?

Costurinha

 O vestuário na verdade é o que cobre e protege o nosso corpo. Independente do estilo ou a forma estética. O clima e os valores culturais e sociais desempenham importantes papéis na determinação da roupa. Trajes práticos como uniformes e roupas de trabalho são criados para fins de proteção e praticidade. De tempos em tempos, devido aos avanços tecnológicos da indústria têxtil ou aos conceitos, as exigências de cores, tecidos e estilo das roupas acabaram variando. Mas essas mudanças são sempre pequenas e o objetivo da roupa permanece funcional.

Raven 1 Raven 2

Já a moda é geralmente lançada duas vezes ao ano, por meio de coleções primavera/verão e outono/inverno. Governada pelas velozes e contínuas mudanças de estilo, materiais e detalhes. Em comparação à natureza básica e funcional do vestuário, o estilo reina supremo.

Moulage

A função principal da moda é oferecer ao consumidor a cada estação, a tendência atual. Os estilistas trabalham muito para se conectar ao consumidor, tanto no estético como no emocional. Temas conceituais são abordados por meio das roupas, desfiles e imprensa de moda. Buscando inspirações na história e nos trajes de época, em diferentes culturas, na política, na economia e na tecnologia. Além das coleções de moda, os designers apresentam novos penteados, comprimentos de cabelos e novos looks de maquiagem para a estação. O objetivo é se aproximar mais do cliente, para que ele se torne fiel a sua marca.

Desfile

Para abrir uma marca é necessário fazer várias pesquisas como: ponto de venda, público alvo, definir um tema e muitas outras coisas. E se você está afim de aprender, não perca tempo pra conhecer o nosso curso de Estilo. Aperte o Play e seja feliz!

Piscadinha

*

Por Paola Sanguin, professora do núcleo de criação da Sigbol Fashion

 

Referências: 1234567 e 8.

Apostila de Estilo

Livro: O que é Design de Moda? – Gurmit Matharu

2 opiniões sobre “Moda e vestuário, qual a diferença?”

  1. Eu gostaria de saber se você me daria uma dica de como customizar um vestido branco que já tem um detalhe na altura do decote frontal, para uma festa tropical. Desculpei-me eu sei que aqui é um lugar para comentário, mas decidi pedir uma dica. Espero que possa me ajudar, agradeço desde logo, forte abraço ✨

    1. Olá Helenice! Você tem muitas opções como: aplicar bordados ou vários outros tipos de aviamentos, fazer recortes, elaborar estampas, etc. Em nosso curso de customização você aprende todas essas técnicas. Entre em contato com um atendente na unidade mais próxima a você para esclarecer maiores dúvidas sobre o curso. Segue o link com o endereço e telefone das unidades em nosso site:

      http://www.sigbol.com.br

      Att, Equipe Sigbol Fashion

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s