Como evitar bolinhas nas suas peças de malha.

Já faz algumas estações que a malha está na moda, aparece em blusas, saias, vestidos e casacos, com pontos mais abertos, com fios metálicos, bordados e de várias cores. Mas quando desejamos ter uma peça de malha, logo vem à memória as famosas bolinhas, que também são conhecidas com  pilling, gerados nas fibras dos fios por causa de atrito.

foto 4

Neste verão, aposte em looks de malha tricô. Para que a sua peça não tenha bolinhas é necessário alguns cuidados.

foto 1 foto 2 foto 3

Muitas pessoas ao adquirir uma peça nova logo saem arrancando as etiquetas. Antes de retirar a etiqueta que contém a composição, como lavar e como secar, leia as instruções que são de suma importância, assim sua peça vai durar mais e não terá as bolinhas que deixam a peça com cara de usada.

foto 5

É necessário observar a qualidade da malha, o fio pode ser cardado, penteado ou retorcido. Cada tipo de fio tem uma característica que define se a peça será de boa qualidade.

O fio cardado não passa pela penteadeira durante o processo de fiação, mantendo as fibras curtas e as impurezas, tornando possível o aparecimento de bolinhas. Este fio é muito utilizado para confeccionar camisetas populares.

foto 7

O fio penteado durante o processo de fiação passa por uma máquina penteadeira, que retém os requícios e as impurezas de fibras, impedindo o aparecimento de bolinhas. Este fio é considerado de ótima qualidade.

foto 8

O fio retorcido durante o processo de fiação tem as fibras mais de uma vez retorcidas, o que diminui consideravelmente as pontas das fibras e dificulta o aparecimento de bolinhas na malha. Como ele é retorcido, torna-se um fio mais durável.

foto 9 foto 10

Outro cuidado muito importante é a forma de lavar as peças de malha. Para evitar as bolinhas, é importante lavar à mão, em água fria com sabão líquido e bem diluído, pois o sabão em pó mal diluído gruda nos pontos e a água quente pode esgarçar a peça. Além disso, é necessário torcer a peça à mão e colocá-la pra secar na horizontal, na sombra. Se pendurar a peça, ela irá ficar deformada.

foto 5 foto 11 foto 12

Com todos esses cuidados suas peças vão ter mais durabilidade.

Aproveite e renove seu guarda-roupa com peças de malhas, que são mais fresquinhas para o verão.

*

Por Elizangela Gomes, professora do Núcleo de Criação na Sigbol Fahion.

Referências: 1234567891011 e 12.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s