As primeiras revistas de moda.

Nos dias atuais, os profissionais ou as pessoas que adoram se manter informadas, não vivem sem folhear uma revista de moda, seja impressa ou digital.

foto 15

As revistas existem há muito tempo. Em 1663 na Alemanha surgiu a primeira revista, com o nome de Erbauliche Monaths – Unterredungen ( Edificantes Discussões Mentais) a publicação foi criada pelo teólogo Johann Rist, os textos possuíam cunho didático com temas variados.rist

Em 1693 na Inglaterra, surgiu a primeira publicação voltada para a moda, Ladies Mercury, suas matérias traziam desde poesias, moldes e dicas de como se vestir.

Outras publicações voltadas para moda surgiram nos séculos seguintes, em 1770 a Lady’s Magazine foi pioneira ao falar sobre figurino, em 1820 Godey’s Lady’s Books começou com a reprodução de artigos franceses e posteriormente, tornou-se a maior revista feminina do século XIX. O foco eram os editoriais de moda ilustrados que traziam as tendências apresentadas em Paris.

foto 1 foto 16

No ano de 1867, foi lançada nos Estados Unidos a Harper’s Bazaar. Inspirada na revista alemã Der Bazar que abordava temas como vida doméstica, literatura, decoração e moda. Com o passar do tempo, passou a ditar tendências para outras publicações. Nos dias de hoje é uma das mais importantes revistas de moda no mundo.

foto 2 foto 3 foto 4

Em 1892 foi criada a Vogue, com o titulo de “Bíblia da Moda”, por Arthur Turnure.

Inicialmente a publicação tinha tiragem semanal sobre a sociedade e tinha como público a alta sociedade de Nova York.

Em 1909, a Condé Nast adquiriu a revista enxergando seu potencial para vender roupas para elite. Neste período, Diana Vreeland atuou como editora e lançou o título de publicação de moda mais importante do mundo, até os dias de hoje.

foto 5 foto 17 foto 18 foto 19

Apesar de pioneira na área de moda, a França só lançou a sua primeira revista de moda em 1945, a famosa Elle, por Lazareff e sua esposa Hélène, também surgiu como publicação semanal e atendia o público feminino do pós-guerra, mulheres de classe média que viram a necessidade de ingressar no mercado de trabalho. Os modelos de alta costura eram publicados com dicas de como adaptá-los em peças para o dia a dia e baixo custo.

foto 10 foto 20 foto 21

No Brasil a primeira revista chegou em meados do século XIX, junto com a corte portuguesa, mas a primeira revista brasileira só foi lançada em 1812 em Salvador, chamada “As Variedades ou Ensaios de Literatura”. Era muito parecida com as revistas estrangeiras, suas publicações traziam novelas de gosto comum, fragmentos de história antiga e moderna, artigos de estudos científicos e discurso sobre costumes e valores sociais e textos de autores clássicos portugueses.

Com a ajuda da elite intelectual, aparecem novas revistas como “O Patriota”, “O propagador das Ciências Médicas”, mas a primeira revista feminina foi “Espelho de Diamantino”, continha assuntos variados como política, arte e moda, de forma simplificada, lançada em 1827 por Pierre Plancher.

Em 1928, foi lançada a revista “Cruzeiro” pelo jornalista Assis Chateubriand com publicações semenais. A revista trazia os principais fatos jornalísticos da semana, os avanços tecnológicos no mundo pós-primeira guerra, unido a uma boa edição, diagramação e ilustração, logo a Cruzeiro se tornou um sucesso de vendas, atraindo vários tipos de públicos.

foto 11 foto 12 foto 13

O desenvolvimento industrial e social propiciou o surgimento de revistas segmentadas, voltadas para um público específico. Assim foi lançada em 1952 a revista Capricho, em 1959 a revista Manequim e em 1961 a revista Cláudia. Daí em diante começaram a surgir várias revistas, atendendo a demanda de cada público.

foto 7 foto 8 foto 9

*

Por Elizangela Gomes, professora do Núcleo de Criação da Sigbol Fashion.

Referências: 123,456789101112,13141516171819202122 e 23.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s