Fotografia de moda.

Fotografia de moda é aquela que une conceitos comerciais e artísticos, devendo transmitir uma ideia e um estilo distintos, especialmente produzidos com o objetivo de difusão comercial de peças de vestuário, acessórios, adereços e produtos de beleza. Ou seja, é um veiculo para divulgação de um produto ou de uma marca.

Um dos principais mercados para a fotografia de moda é fornecido pelas revistas especializadas, tanto do segmento feminino como masculino. A fotografia de moda também está presente nos cadernos ou em seções de moda dos jornais diários e em books que algumas agências de modelos desenvolvem para registrar os trabalhos dos manequins, e através do mesmo conseguir novos trabalhos.

As primeiras fotografias voltadas para a moda valorizavam extremamente o vestuário, promovendo apenas os produtos a serem vendidos, não se preocupando, muitas vezes, com o cenário, a composição da foto e até com a própria modelo. O objetivo era exibir a peça para o seu consumo.

foto 1 foto 2 foto 3

Nos dias atuais é diferente, a fotografia de moda evoluiu junto com a realidade do consumidor, se adequando cada dia mais ao novo sistema de consumo.

Com o crescimento do mercado, as pessoas tiveram mais acesso a um mundo de informações, assim ficaram mais exigentes quanto às experiências do próprio olhar.

Daí em diante criou-se um novo olhar e outra mentalidade, voltados para um comportamento existencial, conectado diretamente ao emocional, despertando o desejo do consumidor. A produção fotográfica passou a valorizar mais o comportamento em que determinada marca quer estar conectada, ao estilo de vida.

foto 5 foto 6

Agora a fotografia de moda assume características distintas das outras áreas da fotografia, por criar um universo de significados dentro de uma única imagem, onde as cores, as formas e as expressões se misturam em cenários que, muitas vezes, desafiam os limites da imaginação.

Não existem limites para a criatividade, as inspirações vêm da historia, dos livros, das músicas, do velho e do novo. Quanto maior a relação emocional com o produto, mais forte será a atração do público consumidor.

foto 7 foto 8 foto 9

Para um bom resultado, é necessário que o profissional responsável esteja sempre conectado à moda e em tudo o que acontece no mundo. E o principal é entender o comportamento do consumidor, fazer muita pesquisa, muita coleta de imagens e ter um olhar sensível, não é só sair clicando.

foto 10 foto 11 foto 12

O fotógrafo precisa dominar as técnicas, tanto em ambientes externos quanto no estúdio, principalmente conhecer a iluminação do local em que as fotos serão tiradas.

É necessário observar de onde vem a luz, e quais os melhores ângulos que podem ser aproveitados no local. E é de extrema importância que o fotógrafo saiba dirigir a(o) modelo, coordenando suas poses e saiba aproveitar o melhor que ela pode oferecer.

foto 13 foto 14 foto 15 foto 16 foto 20

Existem alguns cuidados que o profissional precisa saber, um dos principaisl é conhecer o foco da campanha para traduzir nas imagens. A escolha do cenário é muito importante, o mesmo não pode chamar mais atenção que o produto.

Quando a composição da foto está impecável acaba despertando no consumidor o desejo de viver aquele estilo de vida e quando isso acontece o trabalho foi bem sucedido.

Para garantir sua posição em destaque no mercado é preciso não ter medo de arriscar, ter criatividade, iniciativa e inovação.

foto 4 foto 17 foto 18

Muitos profissionais usam como fonte principal de pesquisa um olhar atento  de como as pessoas se apresentam diante da sociedade, sua rotina em ambiente urbano e como elas se vestem. Tudo isso ajuda a determinar as novas tendências de consumo que estarão presentes nas fotografias de moda de grandes fotógrafos.

foto 19 foto 20 foto 21 foto 22

*

Por Elizangela Gomes, profesora do Núcleo de Criação da Sigbol Fashion.

Referências: 1234567 891011121314151617181920212223242526 e 27.

Uma consideração sobre “Fotografia de moda.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s