A história do cadarço

Foto 1Cadarço: um cordão usado para prender os sapatos e ajustá-los ao pé. São compostos de um determinado número de fios longitudinais (urdume) e transversais (trama), além de possuir um acabamento chamado de ourela ou canutilho. Siiiiimmmmm, um pouco parecido com os tecidos planos.

Slip On

O cadarço se tornou muito popular apenas no século 20. Anteriormente, os sapatos eram do estilo “slip-on” (do tipo em que escorrega o pé para dentro do sapato), amarrado ou abotoado. Mas como assim abotoado? Antigamente os sapatos eram fechados com botões e para isso era preciso a ajuda de um instrumento especial que facilitava o fechamento por meio de ganchos.

ImagemNão se sabe ao certo quando o cadarço surgiu, pois os sapatos eram feitos de materiais que se deterioraram rapidamente. Mas existem alguns registros arqueológicos usados pelo homem primitivo da idade do Bronze, um simples emaranhado de pedaços de couro ou grama presos à alguma forma de cordel, feito de couro e cadarços feitos de corda e lascas de cal.

Pre historyQuanto aos sapatos, no sentido em que nós os conhecemos hoje, o Museu de Londres tem exemplos documentados de calçado medievais datados do século XII, o que demonstra claramente o cadarço passando por uma série de ganchos ou ilhoses na frente ou lateral do sapato.

FashionO inventor do cadarço moderno é supostamente Harvey Kennedy, mas diversas formas apareceram em várias épocas da história. Podem ser feitos de couro, algodão, juta ou de outros materiais utilizados na fabricação de cordas. Nos modernos eram incorporadas diversas fibras sintéticas, porém são mais escorregadias e desfazem o laço facilmente. Para que os fios fiquem bem presos, são utilizados canutilhos, facilitando também na hora de transpassar no sapato.

Hoje existem diversos tipos de cadarços e formas de amarrar e a gente te dá algumas dicas criativas:Dicas

*

Por Paola Sanguin, professora do núcleo de criação da Sigbol Fashion

Referências: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15.

Manual de História da Moda Sigbol Fashion

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s