O que o desenho tem a ver com a modelagem?

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre esse assunto ou dizem: “Eu não preciso saber desenhar, eu costuro! Ou… Eu não preciso saber costurar eu desenho!” Mas afinal, o que uma coisa tem a ver com a outra? É bom lembrar que desenho e modelagem são etapas diferentes no processo de produção, mas estão completamente interligados.

O desenho de moda, conhecido como croqui, tem como função retratar a ideia de onde o estilista parte para desenvolver sua coleção.

Croqui

No decorrer do processo, o croqui precisa ser representado de forma plana, através do desenho técnico, que irá descrever todos os detalhes da peça.
Desenho técnico

O principal objetivo da ficha técnica é comunicar ao modelista todas as ideias do designer.  Anotações, medidas, os materiais utilizados. Quanto mais detalhada for a ficha técnica, mais fácil será na hora de modelar a roupa. Por isso que o desenho e a modelagem devem estar perfeitamente alinhados.

Descrição

O desenho e a modelagem são muito utilizados nas confecções. Quem possui conhecimento nesta etapa de criação, ganha rapidez, competitividade e qualidade no mercado de trabalho. E você está esperando o quê para se tornar um profissional na área de moda? Conheça os nossos cursos de Especialização em Desenho de Moda e Estilo e apaixone-se!

 *

Por Paola Sanguin, professora do núcleo de criação da Sigbol Fashion.

Referências: 1 e 2.

Apostila de Desenho de Moda, Apostila de Estilo.

Imagens: Acervo Sigbol Fashion

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s