O QUE É RGB, CMYK E PANTONE?

P 1

RGB é uma sigla, são as iniciais de 3 cores Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). É um padrão utilizado para exibir a imagem em monitores de computador e televisores em geral. Quando impressa a imagem apresenta leves alterações na tonalidade das cores.  Já o CMYK corresponde às iniciais das cores Cian (ciano), Magenta (magenta), Yellow (amarelo) e Black (preto), um padrão de quatro cores, que combinadas formam cores ilimitadas, usado para impressão em papel, onde geram uma qualidade final melhor do que apenas 3 cores de tinta.

Esses padrões de cores são utilizados em design de projetos, criação de materiais gráficos, webdesign, material destinado a publicidade impressa, principalmente no mercado de moda.

P 2

Outra coisa muito importante na moda é a cartela de cores, onde as matérias-primas de uma coleção são definidas de acordo com a disponibilidade de elementos como: corantes, fibras, plásticos e metais disponíveis na natureza. Essa pesquisa de cores normalmente são estabelecidas pela Pantone.

A Pantone é uma empresa fundada em 1962, localizada em New Jersey nos Estados Unidos, famosa por sua escala de cores com mostras diversas, com uma numeração específica que serve de referência para o impressor que identifica a cor que não é feita por combinação de pigmentos, mas que é aplicada alcançando a tonalidade de cor exata e sem variação. O sistema Pantone de codificação de cores é adotado mundialmente e corresponde para identificar as cores em tecido ou papel. Trata-se de um código de seis dígitos, que identifica a posição da cor quanto a sua gama, sua luminosidade ou quantidade de branco ou preto e sua intensidade.

tumblr_n0j2aaQ5z61qc7e5jo1_500

Para acompanhar o clima das duas estações anuais (Primavera/Verão e Outono/Inverno), a Pantone dita as tendências de cores, onde normalmente são iluminadas ou escurecidas para uma harmonia visual, dando inúmeras opções de peças em uma coleção, vantagem para o consumidor, que pode gostar mais de um azul em tonalidades diferentes.

Em nosso curso de Corel Draw você aprende de pertinho a notar essas diferenças entre os padrões.

E depois aproveitar o nosso curso de Estilo e se envolver e mergulhar nessa aquarela toda, aprendendo a criar uma coleção, concretizando o seu sonho.

*

Por Paola Sanguin, professora do núcleo de criação da Sigbol Fashion.

Referências: 12345,  678,  910 e 11.

Apostila de CorelDraw, Apostila de Estilo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s