As cores de 2016

Um vinho. Cor que evoca a terra pela característica vermelha e marrom. “Sofisticado, robusto, nutritivo, aterrado.” Estas foram palavras da diretora executiva do Pantone Color Institute para descrever a cor de 2015, marsala.e8302af6178c95d74fa5edcb5f7b4cfe

Ao final de cada ano a Pantone elege uma cor que será predominante e referência de beleza, moda, decoração. E com 2016 não seria diferente, porém o Instituto não só escolheu uma, mas sim duas tonalidades que estarão em alta durante todo esse ano: o rose quartz e o serenity que já vimos aqui.juliapetit1
Segundo a equipe de pesquisadores do Instituto, o fato da tecnologia se tornar parte constante do nosso dia  a dia, 24 horas por dia e sete dias por semana criou uma necessidade de encontrar uma zona de conforto identificada nas cores suaves. A tecnologia consome uma parte tão grande na vida das pessoas que acabamos com essa sensação de querer parar o mundo e sair fora. “Ao mesmo tempo não podemos negar que a tecnologia também abriu muitas portas”, concluiu Leatrice, diretora executiva da Pantone.

Recentemente a Pantone também revelou que não irá mais dividir suas cartelas de cores entre os gêneros, que a partir de agora serão unissex servindo para ambos os sexos. Para acompanhar tal ideia e também as mudanças de uma geração em constante desenvolvimento, as cores selecionadas para representar o ano de 2016 (rosa-quartz e serenity) coincidem com as cores da bandeira de um dos movimentos sociais que lutam pela igualdade de gênero; o movimento transexual.

cropped-bandeira_trans

Além dessas duas cores, foram selecionadas outras 8 (totalizando 10) que circularam pelas passarelas durante os desfiles internacionais de primavera/verão 2016.

Rose Quartz (quartzo rosa) rose

Peach Echo (pêssego echo)

peache

Serenity (serenidade) sere

Snorkel Blue (azul snorkel)

blue

Buttercup (xícara de manteiga)

butt

Limpet Shell (concha do mar) shell

Lilac Gray (cinza lilás)

lilac

Fiesta (festa)fiesta

Iced Coffe (café gelado)coff

Green Flash (verde flash)green

*

Por Mayara Behlau, professora do Núcleo de Criação da Sibol Fashion

Referências: 1, 2 e 3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s