Como surgiu a meia calça?

brunette_pinup

Alguns historiadores dizem que foram os Egípcios os primeiros a vestir as meias, que na verdade eram pedaços de pano amarrados nos dedos dos pés.  Porém não se tem registros disso, só mesmo das sandálias que apenas os nobres usavam.m1O que sabemos mesmo começa a partir do século 16, onde a Rainha Elizabeth I começou a usar seus primeiros pares de meia feitas com o fio da seda. Os homens dessa época usavam meias muito mais do que as mulheres, pois até o século XX, uma mulher nunca poderia mostras as pernas. (Fiu Fiu!).

m2

As meias sempre foram usadas,  por ambos os sexos, conforme a moda. Até o início do século XVII, elas eram tricotadas à mão, até surgir o maquinário. Desde o final do século XIX até 1940, as meias feitas de seda artificial eram muito populares. Quando a introdução das meias de náilon revolucionou a indústria e o mercado da moda. Elas eram classificadas em grupos, de acordo com o peso pelo qual os fios eram medidos. Foi então que em 1950, surgiu no mercado as meias sem costura e a versão collant.

m 3Nos anos de 1960, as meias e os collants eram totalmente estampados, cheios de riscas, formas geométricas e de renda. E a partir dessa tendência passaram a apresentar nas últimas décadas padrões coloridos resultantes da cultura popular contemporânea.M 4

*

Por Paola Sanguin, professora do núcleo de criação da Sigbol Fashion

Referências: 12345678. Manual Técnico de História da Moda Sigbol Fashion

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s