Tipos de pregas

Conhecendo as pregas

Já vimos do que uma pence é capaz de fazer em uma peça de roupa, hoje falaremos das pregas.

A prega auxilia a peça a ter volume, movimento, e pensando em formas de corpo é uma grande aliada de quem tem partes muito salientes em sua silhueta, pois ajuda a disfarçá-las. Iremos falar sobre alguns tipos de pregas e cabe a você escolher com qual se identifica mais e qual se adéqua mais ao seu modelo escolhido.

imagem 1 (1) imagem 2 (1) imagem 3 (1)

Nas confecções existem os tipos de pregas mais comuns que são:

Prega simples
Muito fácil de fazer ela é feita pelo tombamento do valor que você quer a prega para o mesmo lado, faça piques e case pique com pique, distribua o mesmo valor para cada prega, seguindo sempre para o mesmo sentido.

imagem 4 (1)

Prega Macho
Muito confundida com a fêmea ou prega invertida, é feita a partir de dois valores de pregas que ficarão para dentro enquanto que o fundo aparece do lado de fora, cada um é tombado para metade do valor da profundidade da prega escolhida. Ela é muito vista geralmente em roupas masculinas.

imagem 5Prega Fêmea
Nada mais é do que a prega macho vista por dentro, onde fica com uma profundidade escondida, aparecendo apenas com o movimento do corpo ao andar.

 

imagem 6 imagem 7 (1)Em todos os tamanhos, mais curtas ou mais longas, as peças pregueadas se caracterizam por darem a sensação de ser flutuante, dar movimento e muita feminilidade. Basta escolher qual delas se identifica mais com seu tipo e iniciar a busca, ou faça você mesmo sua peça com pregas. Mas não se esqueça, para ter sucesso com suas pregas não abra mão de um bom ferro de passar, e boas entretelas para os tecidos mais finos, pois quanto mais chapada a prega, mais bonita ficará com o movimento.

imagem 8 (1) imagem 9 (1)

*

Por Andréia de Araujo, coordenadora do Núcleo de Modelagem da Sigbol Fashion.

Referências: 1234567 e 8.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s