TNT : Tecido não Tecido.

O que é Tecido Não Tecido? Qual a finalidade? Que explosão de dúvidas! Mas nós também temos uma explosão de explicação pra você.

Foto 2

O TNT na verdade é a sigla para tecido não tecido, é um tecido classificado como um não tecido. É produzido a partir de firas desorientadas que são aglomeradas e fixadas, não passando pelos processos têxteis mais comuns que são fiação e tecelagem (ou malharia).

Alguns pesquisadores, afirmam que o TNT surgiu no Egito, por volta do ano 2400 a.C.. Mas foi na década de 1950 que começaram a ser instaladas as primeiras fábricas de TNT da América do Norte, México e Europa.

Foto 3

Ele surgiu com a necessidade de simplificar o processo têxtil, desenvolver novos tipos de produtos, reciclar resíduos e fibras têxteis e também uma nova possibilidade de aplicação e desenvolvimento de outras áreas industriais.

Há basicamente dois tipos de TNT, os duráveis e os que não duram, podendo ambos serem produzidos a partir de fibras naturais ou sintéticas.

Foto 4

Esse tipo de tecido é muito barato, por conta da capacidade produtiva. Sem contar que é muito utilizado em artesanato e decorações de festas em geral, pois pode ser encontrado em diversas cores, fora a facilidade com que pode ser trabalhado. No caso da lã, o TNT produzido chama-se feltro.

Mas existem também outros tipos, como tecidos higiênicos, tecidos hospitalares, geotêxteis, etc. No mundo fashion ele também é muito usado, não só em confecções como também na elaboração de novas criações de estilistas.

foto 5

*

Por Paola Sanguin, professora do Núcleo de Criação da Sigbol Fashion.

Referências: 123456789101112, e Manual Dicionário da Moda Sigbol Fashion.

Uma opinião sobre “TNT : Tecido não Tecido.”

  1. Parabéns pelo artigo, o TNT realmente é muito versátil, e utilizado em várias situações, o que mais acho interessante nele é que você pode cortar o tecido e fechá-lo até com solda eletrônica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s