A origem do Tule

Tule O tecido surgiu nos anos de 1700 na cidade francesa de Tulle. Era usado somente para fazer babadinhos em forros de saias, detalhes de recortes e chapéus.

Marie TaglioniMarie Taglioni

A saia de tule surgiu na Era Romântica do ballet, usada em 1832 em Paris. Marie Taglioni foi a primeira bailarina a estrear esse look, que era mais parecido com um vestido. Apesar de ter sido considerado um escândalo por ser curtinho demais pra época (imagina só o que pensariam dos dias atuais…), Marie quebrou o tabu com ousadia e alegria em sua apresentação.

Virginia ZucchiVirginia Zucchi

Como a dança evoluiu, a saia foi ficando cada vez mais curta, para que as pessoas observassem mais os movimentos das pernas. Então em 1880, a bailarina Virginia Zucchi foi a primeira a vestir o modelo acima dos joelhos, mais ousadia ainda.

RainhaRainha

O tule ficou famoso quando a rainha Victoria, utilizou o tecido em seu vestido de noiva, em 1840. A partir daí, tudo o que era associado a decorações e vestidos de casamento, era incluso o tule. Além disso, ele nunca perdeu a sua forma e o estilo, até os dias atuais. Principalmente com essa onda de tribos urbanas e tendências. E você, como usaria o tule?

Ultima

*

Por Paola Sanguin, professora do núcleo de criação da Sigbol Fashion.

Referências: 1234567891011121314 e 15.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s