As oito classificações de costura.

imagem 1

Todas as máquinas, agulhas e até mesmo pontos e costuras são classificadas segundo normas técnicas obrigatórias, como a ABNT, ABIT, Abravest e ISO. Hoje vamos falar sobre a classificação das costuras, que de acordo com  a norma técnica (ISO 4916:1991), são divididas em oito classes,

Já falamos aqui no blog sobre as numerações e como utilizar as agulhas, em uma próxima matéria iremos falar sobre as classes de pontos de costura, mas agora entraremos nas classificações das costuras que são divididas nas seguintes classes:

Classe 1- Costura sobreposta.

imagem 2 imagem 3

Trata-se de costura feita sobre outra, pode ser feita com os pontos 301 ou 401 para criar uma costura mais simples, esse ponto é muito utilizado para fazer costuras mais resistentes em camisetas e lingeries.

Classe 2- Costura rebatida.

imagem 4 imagem 5

Esse tipo de costura é semelhante à costura Francesa, aquela usada em calças jeans e camisaria, é uma costura que auxilia para que o tecido não desfie. Podem ser usadas máquinas com uma ou mais agulhas, o ponto utilizado para essa ação é o 401, é considerada uma costura extremante resistente.

Classe 3- Costura de borda.

imagem 6 imagem 7

Também conhecida como debrum, é uma limpeza usada nas peças para que a costura não apareça nua. É aplicado principalmente em golas de camisas, vestidos, etc. Os pontos para obter essa costura são os 401 (ponto corrente) e o 201 (ponto fixo).

Classe 4- Costura Plana.

imagem 8 imagem 9

Também chamada de costura de extremidades, onde duas bordas de tecido são costuradas. O objetivo desse tipo de costura é manter a uniformidade e não dar aparência alta na costura, como cuecas e roupa modeladoras. O fio que passa pelo louper deve ter a tensão suave, porém resistente, dessa forma a costura fica com aspecto liso e plano, por isso esse nome. Essa costura usa os pontos zig zag, ponto corrente/ de cobertura e pontos da classe 600.

Classe 5- Costura Decorativa/ Ornamental (enfeite).

imagem 10 imagem 11

Pontos ornamentais são pontos de decoração e para acabamentos com desenhos ou tubos recobertos dando uma aparência de relevos nas peças.

Classe 6- Overloque.

imagem 13

Ponto muito conhecido por todas nós costureiras, é uma forma de chuleio onde a borda do tecido é levemente dobrada e recoberta pelo ponto para que não desfie. É utilizado para pontos de vistas, braguilhas e acabamentos internos.

Classe 7- Anexação de itens.

imagem 14 imagem 15

É considerada a costura que anexa mais de uma forma de costura, como por exemplo, quando usamos a overloque e o ponto corrente de galoneira para rebater os elásticos de lingeries.

Classe 8 –  Costura alinhavo.

imagem 16 imagem 17

É o famoso ponto a Mão, que usa apenas uma agulha e é fácil de arrebentar.

imagem 18

Por Andreia de Araujo, coordenadora do Núcleo de Modelagem da Sigbol Fashion.

Referências: 1234567891011121314151617 e 18.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s