Como anda o mercado da moda?

Atualmente tudo se tornou efêmero, relacionamentos, gostos, músicas, etc.

Mas o que significa essa palavra? Efêmero significa tudo aquilo que é transitório ou passageiro. E a moda não é diferente.

1

A moda está ao alcance de todos, não importando a classe social. Ao mesmo tempo em que ela proporciona liberdade de escolha, influencia nas decisões, nos gostos e no comportamento das pessoas. A sociedade passou a consumir mais, principalmente peças mais baratas e, às vezes, de baixa qualidade. Sendo assim a roupa pode durar menos tempo, ou rasga, ou estica, ou não serve mais… Hoje no mercado existem muitas variedades e o fast fashion não escapa disso. É uma multiplicação de roupa, o próprio estilista acaba criando uma peça já pensado nas próximas, tudo se tornou efêmero.

5

O que sabemos de fato é que o capital do país se move a partir das indústrias e do mercado da moda. Apesar das pesquisas com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)­, as pessoas dobram seus gastos mensais com moda a cada degrau que sobem de status. É o que vem acontecendo no Brasil.

As mulheres são as que mais consomem pra variar, quando ela entra no mercado de trabalho impulsiona o setor por dois motivos: elas têm mais dinheiro, e passam a ter a obrigação de andar conforme os padrões da empresa no dia a dia. Sem contar que estão em constante mudança com o corpo e com o estilo, assim como a moda (que também proporciona mais variedade de peças nesse setor).

4

O que sabemos de fato é que ninguém anda nu por aí. E se você tá com receio de experimentar coisas novas, não fique aí parado! Venha conhecer os nossos cursos profissionalizantes na área.

*

Por Paola Sanguin, professora do núcleo de criação da Sigbol Fashion.

Referências: O Império do Efêmero (Gilles Lipovetsky), 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s