Creative Friday: Guido Crepax

Guido Crepax foi um artista, ilustrador e autor italiano, um dos grandes nomes das HQs, sendo conhecido pela linguagem cinematográfica e pelo estilo elegante e sensual de seus desenhos.

Guido-600x347

Começou a trabalhar como artista gráfico e ilustrador publicitário ainda na faculdade de arquitetura. Fez campanhas premiadas para empresas como Shell, Campari e Honda.

Em 1965, criou a emblemática personagem Valentina Rosselli, visualmente inspirada na atriz do cinema mudo Louise Brooks (o corte de cabelo e o olhar penetrante são sua marca registrada).

giphyvalentina-crepax-bellezza-di-donna

Valentina é uma mulher multifacetada, que oscila entre uma vida giphy (2)real em que trabalha como fotógrafa e cuida da família e um mundo onírico em que explora as mais diversas fantasias. Essa complexidade à frente de seu tempo a tornou um verdadeiro ícone da mulher moderna e liberta.

O artista também se notabilizou pela adaptação para quadrinhos de clássicos como Frankenstein, de Mary Shelley, e O processo, de Franz Kafka, com destaque para a literatura erótica – Justine, do Marquês de Sade, e A história de “O”, de Pauline Réage, são algumas de suas obras mais conhecidas.

giphy (1)painrl

Creative Friday Ribeirão Preto Taubaté

eli hrnn me pl thayscriscris1pri

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s