Creative Friday – Dança do Ventre

Nesta semana, nosso Creative Friday chega trazendo alguns sotaques diversos, mas principalmente aqueles do Oriente Médio e Ásia Meridional: o tema da semana é a arte da Dança do Ventre.

tumblr_nia2wlwaWo1rwuazxo1_400

A origem da dança do ventre sempre foi controversa: alguns pesquisadores acreditam que os movimentos tenham vindo de rituais egípcios para fertilidade, e espalhado pela região do Oriente Médio depois das invasões árabes. Daí, teria sido incorporada à massiva maioria das danças e comemorações pela população local, tornando-se assim uma dança do povo. Desde sua origem até hoje, somente mulheres praticam a dança, enquanto aos homens se reserva o papel de reger e tocar os instrumentos de corda e percussão, além de participarem das danças comemorativas folclóricas, com passos e movimentos bem diferente dos femininos. Ainda hoje, em locais muito tradicionais, bailarinas dançam sobre as mesas e o toque em seu corpo é proibido, pois se acredita que durante a dança, seu corpo divide-se em três partes distintas, mulher, espírito e serpente, tornando-se sagrado.

Apesar das intensas modificações sofridas, tais como adições de movimentos de outras danças e misturas de músicas de outras origens (os famosos fusions: tribal fusion, samba árabe, etc), a dança do ventre continua intacta nos círculos tradicionais pelo mundo: afinal, nenhuma reunião festiva é tão feliz sem uma boa roda de Dabecke, certo? Então aproveite, dê um play no vídeo abaixo:

Com vocês, nossas dançarinas! Salaam Aleikum.Painel Dança do Ventre

and cris eli hara me pa pri

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s