Tribos Urbanas  – 2: Movimento Hippie.

Movimento Hippie

painel 1

Este movimento que nasceu na Califórnia, especificamente na Carolina do Norte no ano de 1966, foi criado por jovens ricos que sentiam que algo precisava ser feito para mudar o rumo da história do mundo. Eles questionavam a guerra do Vietnã, a sociedade capitalista, a sociedade industrial e muitos deles deixaram o conforto de seus lares para sentir na pele a vida na natureza, surgindo então as comunidades alternativas.

O objetivo destes jovens era acabar com os valores instituídos pela sociedade, com o consumo e com a alienação da massa.

23

Naquela época estavam acontecendo fatos muito importantes como: a corrida espacial, a guerra do Vietnã, a construção do muro de Berlim, a morte do líder Martin Luther King, a popularização da pílula anticoncepcional, etc.

painel 3

A cultura oficial da época era voltada a exaltação do trabalho, aos maquinários industriais, a objetividade, a razão, etc. Mas para os Hippies que caminhavam na contracultura (cultura underground) a exaltação da natureza e o artesanal, onde os instintos humanos viriam em primeiro lugar, eram valores mais importantes que eletrodomésticos, carros, e as notas de dinheiro. Acreditavam que quem conseguisse viver sem estes itens, conseguiria ser verdadeiramente livre, e poderia viver seus desejos sem opressão. Sexo, drogas e rock in roll!

6

Estes jovens acabaram por ditar a moda daquela época e eram reconhecidos por peças como:

  • Sandálias artesanais e de couro;
  • Calças boca de sino;
  • Calças jeans;
  • Bijuterias artesanais (miçangas e fios entrelaçados);
  • Estampas (cores fortes, formas orgânicas e psicodélicas);
  • Peças com franjas;
  • Batas bordadas;

painel 2 copy

8

O movimento sessentista foi muito além do “paz e amor” e “faça amor não faça guerra”. Toda trajetória destes jovens revolucionários foi importante para entendermos o verdadeiro significado do movimento. Através dele, iniciou-se a revolução social, para negros, mulheres e homossexuais. E pudemos desde aquela época ter uma consciência para com a natureza, como o tema tão trabalhado atualmente: a sustentabilidade.

Deste grupo derivaram outros, como os místicos, os ambientalistas, os culturais, entre outros.

Para criar uma coleção, pesquise fundo as décadas, os fatos, os movimentos e acontecimentos históricos e sua coleção terá uma pesquisa rica, fora do óbvio. Você pode se surpreender!

*

Por Crislaine Lima, professora do Núcleo de Criação da Sigbol Fashion.

Referências: 1234567891011121314151617181920 e 21.

Manual Arte de Vestir Sigbol Fashion.

2 opiniões sobre “Tribos Urbanas  – 2: Movimento Hippie.”

    1. Olá Dani, boa tarde!
      Agradecemos o carinho e sim o estilo boho é uma derivação do hippie, porém também é um mix de referências e influências de outras vertentes!
      Nos acompanhe nas redes sociais e para mais informações venha nos conhecer 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s