O bom e velho moletom

Praticamente todas as pessoas no planeta já tiveram uma blusa ou um conjunto de moletom durante a vida. Essas peças existem há muito tempo, e, apesar de serem consideradas bregas dos anos 90 até alguns anos atrás, nas ultimas temporadas estão de volta.

O moletom existe desde a década de 20, usado em Nova York por trabalhadores de frigorífico (usavam para protegerem-se das temperaturas baixas). Nesta mesma época, a peça se popularizou entre os esportistas.

foto 1

Na década de 60, os universitários dos Estados Unidos ajudaram a popularizar os modelos em moletom, e, até hoje, a moda é utilitária, confortável e prática.

foto 29 Em meados da década de 70, com a ascensão da cultura do hip-hop, o moletom tornou-se marca registrada deste estilo. Em meados dos anos 80, o modelo com capuz popularizou-se entre os surfistas, rappers e skatistas.

IMAGEM1

A partir da década de 90, surgiram versões mais sofisticadas, e o moletom tornou-se artigo fashion. Nesta mesma década, grandes estilistas começaram a trabalhar com peças de moletom, e, no Brasil, o item estava super em alta entre os jovens.

IMAGEM2

Não faz muito tempo, o moletom era visto como peça muito esportiva, que deixava o visual desleixado e pouco elegante. Nas últimas temporadas, ele ganhou outra cara, e voltou para o armário de forma repaginada, em novas versões e com muito estilo, chamando a atenção das fashionistas.

IMAGEM3

Hoje o moletom pode ser chique e moderno, mas continua super confortável, perfeito para os dias frios. O moletom cinza mescla saiu do universo das peças loungewear (para ficar em casa) e saiu do guarda roupa para ganhar as ruas, seja para o dia ou para a noite.

IMAGEM5

Mas não é de hoje ,desde 2004, esta com esse o novo visual. A marca Raia de Goeye, apostou na calça de moletom com salto alto. Em 2008 Yves Saint Laurent apresentou um moletom chiquérrimo na passarela em Paris.

IMAGEM6

Em 2009, a marca Osklen apresentou uma coleção inteira confeccionada em moletom, aliado a técnica em alfaiataria.

IMAGEM7

Para o inverno 2015, o moletom confortável e quentinho, ganhou um ar luxuoso, e está de cara nova, com bordados, pedrarias, aplicações de pérolas e estampas. Os novos modelos de moletom viraram peças indispensáveis para o guarda roupa feminino.

IMAGEM8

O novo moletom pode ser usado com saia midi, reta ou godê, jeans sequinhos ou com shorts. Para as mais ousadas, os de modelagens amplas podem ser usados como minis vestidos.

IMAGEM9

Para manter seu moletom sempre com cara de novo, precisa ter alguns cuidados: Para os moletons 100% algodão, lavar manualmente com sabão neutro, não usar cloro ou algum tipo de alvejante, não deixar de molho, não misturar com outras peças para não dar bolinhas e penugens, não usar secadora (pode encolher) e passar a ferro na temperatura média. Outra dica para evitar bolinhas é guardar num cabine do lado avesso, principalmente se a peça for colorida ou preta. Para remover as bolinhas, caso apareçam, use um barbeador de lâmina descartável: cuidado para não estragar a peça, passe-o com delicadeza. No caso dos pelos ou penugens, use fita adesiva.

É necessário cuidado na secagem de peças de moletom: para não deixar marcas, pendure-as de ponta cabeça.

IMAGEM10

*

Por Elizangela Gomes, professora do Núcleo de Criação da Sigbol Fashion.

Referências: 123456 e 7

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s