Como escolher o tecido certo para cada tipo de roupa.

A escolha de bons tecidos é uma parte importante do processo de fabricação de roupas. Quando um tecido é mal escolhido, a peça pode não ficar com o caimento adequado e o resultado acaba sendo insatisfatório. Antes de qualquer coisa é preciso escolher a peça que será costurada, levar em consideração a estação do ano que ela será usada e a ocasião. Tem tecidos que ficam excelentes em vestidos, que podem não ficar tão bons em um par de calças por exemplo.

imagem 1

O tecido mais fácil de encontrar em lojas é o tecido de algodão, que possui preço acessível e estampas variadas ele é encontrado em diversas lojas caras ou baratas. É mais indicado para roupas leves e simples de verão. Neste seguimento encontramos as malhas  que servem para fazer desde pijamas a roupas do dia-a-dia, garantindo muito conforto, tudo por causa da leveza do tecido.

As malhas são encontradas em uma gama enorme de texturas e cores, e na maioria das lojas é vendida por quilo.

PAINEL 1

Para roupas de inverno o melhor mesmo é investir em tecidos com isolamento térmico, como lãs e gabardine. São ótimos para casacos, blusas e até mesmo calças.

PAINEL 2

Já tecidos com elastano, como jeans, tricoline, cetim e outros, são ótimos para peças com modelagem ajustadas ao corpo. O elastano, também conhecido como strech, tem alta elasticidade, por isso é o melhor tipo para quem quer um bom caimento em peças justas.

PAINEL 3

Escolher tecido de roupa de festa pode parecer mega difícil, mas na verdade não tem complicação. Opte por cetim sem elastano em caso de vestidos mais soltinhos no corpo e cetim com elastano para vestidos justos.

Seda, crepe e tafetá ,brocado, renda, paetê são opções para roupas mais sofisticadas.

PAINEL 4

Pontos importantes antes de comprar o tecido:

Estação

Decida em que estação vai usar a roupa. Isso é importante, para poder escolher tecidos mais quentes ou mais frescos. Os tecidos ótimos para o verão são tecidos leves feitos de algodão, viscose, seda e linho – como os tricolines, cambraias, voil, gaze, crepes ,sarja de algodão e cetim de algodão. Esses tecidos são fresquinhos porque suas fibras absorvem bem o suor e permitem a passagem do ar, além de seus fios serem finos e a trama leve.

Para o inverno, o ideal são tecidos mais quentes e com trama mais pesada. As melhores fibras para isso são as lãs, e até o algodão. Mesclas dessas fibras com as sintéticas equivalentes, como acrílico e poliéster, também são ótimas. Todas essas, quando em fios mais espessos, ou tramadas em sarja, mantem o calor do corpo. Vai alguns tecidos invernais: lã, tricô, veludo, boucle, tweed, crepes pesados, flanela de algodão e lã.

Ocasião

Vai usar a roupa para o trabalho, para passear ou para uma festas? Dependendo da ocasião, o tecido deve ter uma aparência diferente.

Para festas, você pode escolher transparências, brilhos, paetês, rendas e bordados, e deve evitar tecidos rústicos e casuais. Os mais usados são: cetim, crepe georgette, crepe chanel, chiffon, musseline, organza, renda, shantung, tafetá, brocado.

Para o trabalho, normalmente escolha tecidos de alfaiataria como lã fria e tropical, ou mesmo a sarja acetinada, que tem um brilho sutil, além de tecidos de inverno como: lã, crepes pesados, tweed e boucle. Para blusas e camisas, use tecidos como tricoline, malhas e cambraia.

Modelo

Esta é a parte mais importante na escolha, pois o caimento do tecido influencia diretamente no resultado da costura. Para chegar ao modelo escolhido, o tecido deve ter as características ideais que o modelo exige. Se o modelo é estruturado, o tecido escolhido deve ser mais encorpado e  um pouco rígido. Se o modelo é esvoaçante, o tecido tem que ser leve e fluido. O modelo da peça vai refletir as características do tecido utilizado.

Tipos de tecidos

  • Leves e fluidos para roupas esvoaçantes, transparentes e soltas: musseline, crepe georgette, chiffon, gaze, cetim, javanesa, cambraia, tricoline e viscose.
  • Médios que podem ser firmes ou fluidos, para roupas ajustadas, estruturadas, com pregas ou franzidos, estilo alfaiataria: chamois, cetim grosso, crepe chanel, flanela, crepe de lã, lã fria, brim, piquet, sarja acetinada, shantung e tafetá.
  • Pesados, para roupas de inverno armadas e com volume: boucle, tweed, alguns tipos de veludo e de lã, tricô, brocado, cotelê, gorgurão e jacquard.

imagem 11

 

*

Por Natalina Porto, professora do Núcleo de Modelagem da Sigbol Fashion

Referências: 123456789

31 opiniões sobre “Como escolher o tecido certo para cada tipo de roupa.”

  1. Ola, em breve serei madrinha de casamento e irei mandar fazer meu vestido, gostaria de um tecido que fosse um pouco pesado para fazer um vestido com pregas

      1. Olá Suellen! Tudo bem? Se você pretende fazer um vestido com pregas, você pode utilizar a sarja ou linho, caso seja franzido, você poderá utilizar a viscose, o crepe e o cetim.

        Att, equipe Sigbol Fashion

    1. Olá Aurilene, boa tarde!
      Tudo bom?
      Tudo dependerá do clima e do modelo que você escolher, os tecidos mais aconselhados para esse tipo de evento são a sarja acetinada, piquê, oxford ou two way.

      Att, Equipe Sigbol Fashion.

    1. Olá Luciana. Para o inverno aconselhamos o uso de tecidos confortáveis e naturais para que mantenham a temperatura corpórea estável como a lãzinha, camurça ou veludo que aliás são tendência de inverno/verão 2017.

      Att Equipe Sigbol Fashion.

  2. Por favor, ajudem! Rs…
    Minha mãe de 82 anos irá a um casamento em julho (inverno), a cerimônia é às 16h, tendo a festa depois. Estamos bem pertinho…

    Ela tem 1,57 e está acima do peso.
    Qual tipo de vestido ela pode fazer? Em quais tecidos vocês sugerem?
    Pode usar meia calça de dia?

    Obrigada! Grande abraço.

    1. Olá Ludi, boa tarde.
      Opte por tons mais sóbrios e calmos, evite cores muito vibrantes. Quanto ao comprimento pode ser entre o midi, na altura do joelho, ou longo, sem calda em veludo, organza, ou chiffon. E pode usar meia-calça sim

    1. Olá Vania, boa tarde.
      Se você usar o tecido tricoline para fazer um blazer o mesmo ficará muito fino e parecerá uma camisa. Use sarja, brim, tecidos mais estruturados e pesados com caimentos mais secos.

      Att, Equipe Sigbol Fashion.

  3. Olá eu fui convidada para ser madrinha de casamento e eu pretendo fazer um vestido estilo sereia eu gostaria de saber te vida que fique bom porém sem ser muito brilhanto porém seja bem elegante

  4. Olá! bom dia.
    Pretendo fabricar pijamas longos e curtos (inverno e verão).
    Qual melhor tecido? levando em consideração: conforto, preço baixo e que não dê “bolinhas”

    1. Olá Alexandre, tudo bom?
      Você pode usar tecidos como malha de algodão, flanela e moletinho, porém a qualidade da peça dependerá da qualidade do tecido independente de qual seja.
      Att, Equipe Sigbol Fashion.

    2. Olá Alexandre, tudo bom?
      Você pode usar tecidos como malha de algodão, flanela e moletinho, porém a qualidade da peça dependerá da qualidade do tecido independente de qual seja.
      Att, Equipe Sigbol Fashion.

  5. Parabéns pela matéria, informações e conhecimentos muito importantes para quem gosta de costura e de se vestir bem!
    Gostaria de fazer calças de alfaiataria no modelo cigarrete e comprimento normal, quais tecidos usar. Gosto de tecido de qualidade. Obrigada. Abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s