Creative Friday – Paul Poiret

Nascido em 1879, Paris. Seu pai era uma comerciante de tecidos. Durante a adolescência, foi aprendiz de um fabricante de guarda chuvas, mas se interessava por moda e, finalmente, vendeu seus esboços a Madeleine Cheruit, da Maison Raudnitz Soeurs.  Uns anos após trabalhou na Worth.

1

Resolveu abrir sua própria Maison em 1904, recebendo ajuda de Doucet, onde também trabalhou por algum tempo, que lhe enviou uma atriz famosa para lhe criar uma peça única. Patrocinado por ela, Poiret foi lançado, passando logo a chamar atenção pela originalidade de suas vitrines.

Ele foi responsável por afrouxar a silhueta formal da moda, arrumando um jeito mais confortável para os espartilhos, estendendo-os até os quadris e reduzindo o número de roupas intimas.

2

Também lançou turbantes, calças de odaliscas, egretes, todos inspirados nos balés russos. Tornou-se um dos estilistas mais ligados ao movimento modernista da época, que anos mais tarde receberia o nome de art déco.

Tempos depois, com o inicio da Primeira Guerra Mundial, foi convocado como alfaiate, assim fechou seu negócio e serviu no exército francês. Embora continuasse ativo após o conflito, por cerca de cinco anos, não recuperou o status anterior. Na fase pós-guerra, suas excentricidades denunciavam seu passado, e mesmo se desfazendo de obras de artes valiosas, fechou as portas em 1929.

3

Paul Poiret faleceu em 1947, mas sua história causou grande impacto na moda. Hoje nossa homenagem vai exclusivamente para ele,  o grande ditador da moda:

painel

Creative Paul Sorocaba Criscreative friday Eli Haranin may Pa Paul Poiret Pri

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s