Neoprene: do esporte para o seu guarda roupa!

Muitos pensaram que o neoprene teria vida curta no mundo da moda, mas o tecido fez o maior sucesso em coleções passadas, e, neste inverno, apareceu com ares glamourosos e força total.

NEOPRENE 1

Para quem não se lembra, o neoprene é um tecido impermeável e rígido, muito usado na confecção de roupas para mergulhadores e surfistas. Neoprene é o nome da borracha, criada nos laboratórios da empresa DuPont, que possui isolamento térmico além de grande grau de resistência. O produto é dublado, com tecido elástico nas duas faces, ou em apenas uma.

NEOPRENE 2

Existem alguns tipos de neoprene: o tecido usado nas roupas de surf ou mergulho é completamente vedado, e tem como função manter a temperatura do corpo.

NEOPRENE 3

Já aquele utilizado para as roupas do dia a dia, conhecido como airprene, tem a borracha toda vazada com microfuros, para que exista a saída de umidade e a troca de calor.

O tecido de neoprene para moda é utilizado em espessuras a partir 1,5 mm, para confeccionar jaquetas, tops, blusas, saias, biquínis e acessórios.

NEOPRENE 4

Ao adquirir uma peça de neoprene, saiba que ela precisará receber alguns cuidados:

Lave sua peça à mão, com sabão neutro, para que a peça dure. Para evitar desbotamento, seque na sombra e não utilize secadora. Evite pendurar a peça, de preferência usando um cabide anatômico, e use os pregadores no meio da peça para dividir o peso, evitando deixar marcas no material. O neoprene não amassa, por isso não tem necessidade de ser passado,e, por ser produzido com fibras sintéticas, pode derreter em contato com o calor do ferro.

Para não estragar a peça, procure guardá-la enrolada, evitando vincos, ou se preferir, deixe-a numa gaveta aberta.

NEOPRENE 5

Em coleções passadas, ele apareceu em peças para o dia a dia, mas com algumas mudanças, e mais flexível e confortável, sem perder seu caimento encorpado. Foi desenvolvido uma malha dupla, com as características próximas ao neoprene, mas com um tratamento que permite maior movimentação quando do uso.

NEOPRENE 6Para o inverno 2015, o neoprene aparece em modelagem de alfaiataria, ou em peças mais casuais. Com uma cartela sóbria (preto e branco), o tecido deixou o visual mais elegante. Para quem não abre mão das estampas, a proposta para o neoprene são as geométricas ou abstratas.

NEOPRENE 7

*

Por Elizangela Gomes, professora do Núcleo de Criação da Sigbol Fashion

Referências: 1, 2 e 3

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s