Estamparia

Você sabe como surgiu a estamparia? Vamos contar um pouco da história da criação desse mundo de cores e formas que ornamentam os tecidos e divertem os olhos.

Desde que o homem começou a produzir tecidos surgiu a vontade de enfeita-lo com estampas coloridas.

Provavelmente a estamparia corrida tem origem na China ou Índia com o Block Printing onde a estampa vai sendo impressa através de carimbos feitos com matérias naturais como bambus, sementes que podem ser embebidos em tinta e carimbados no tecido.

A arte de impressão sobre tecido se iniciou no começo do século XVI  na Ásia, com uma técnica onde um tecido rústico recebia aplicações de cera, impermeabilizando algumas partes deixando as partes não vedadas expostas a tinta,essa técnica é conhecida como Batik.imagem3 imagem4

 

Hoje em dia existem métodos mais simples  de se obter o resultado esperado, como a estamparia digital. Esse processo se inicia com a criação de um “Rapport”, ou seja um desenho que quando colocado um ao lado do outro cria um encaixe perfeito em sua repetição.

Esse rapport pode ser feito em programas específicos para estamparia têxtil como o Tex-Design, ou programas mais baratos como o Corel Draw.

imagem5

É possível também realizar a criação e desenvolvimento de uma estampa através de técnicas manuais. Para isso o desenhista precisa de conhecimento sobre técnicas de pintura que produzam o efeito que desejado.  Primeiramente ele precisa pesquisar o motivo que quer repetir e estilos de desenho em livros ou revistas.

imagem6

Ele deve então definir o tamanho do rapport desejado.  Dentro da área definida pode ser repetido um mesmo desenho ou desenhos diferentes desde que tenham uma ligação entre si. Para garantir a continuidade na repetição existem alguns modos, podemos por exemplo dobrar o papel, unindo as laterais e completando o desenho entre elas  e a mesma coisa com a parte de baixo e de cima.

imagem7

Depois de finalizado o desenho ele pode ser digitalizado e enviado para uma estamparia especializada digital onde esse desenho será impresso repetidamente sobre o tecido escolhido.

imagem8

Finalmente é possível confeccionar peças com uma estampa personalizada e única utilizando um rapport criado por você! Quer aprender?

*

Referências: 12, 3, 4, , 6

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s