História da Máquina de Costura

oi

Desde tempos remotos a costura está presente na humanidade. Em nosso antigo post (clique aqui) contamos não só a história como os primeiros instrumentos que surgiram, a agulha e o dedal. Mas o que queremos saber hoje é: Quem teve a brilhante ideia de inventar a máquina de costura?

FOTO 2Com o passar do tempo, e o aperfeiçoamento das técnicas de costura, nasceu à profissão de costureiro. Até que um homem chamado Charles Weisenthal, em torno de 1755, trabalhou na ideia de uma primeira patente ligada à costura mecânica. Mas em 1790 foi Thomas Saint, quem produziu uma máquina para trabalhos em couro, usada para costurar calçados.

FOTO 3Em 1807, o alfaiate austríaco Josef Madersperger, apresentou seu projeto da sua primeira máquina de costura. Porém, quem conseguiu se dedicar mais a este desenvolvimento em nível industrial de vestuário, foi o francês Barthelemy Thimmonier, em 1830.

Isso deu inicio a costura industrial, o que incomodou bastante os artesãos que não poderiam acompanhar o ritmo das empresas e os levaram a manifestações constantes contra a indústria de roupas, a ponto de destruir e colocar fogo em todas as máquinas.

FOTO 4Porém foi o grande inicio de uma nova era da empresa têxtil, onde a produção foi em massa e também possibilitou a confecção artesanal. Enquanto a maioria usava roupa padronizada, a burguesia queria se distanciar das classes inferiores e optaram por alfaiates em busca de exclusividade no vestuário, surgindo assim o início da alta-costura.

A partir de 1850, o americano Isaac Merrit Singer fez algumas mudanças na máquina de costura, ele se atentou principalmente como a agulha se movia e no pedal. Essa máquina deu início à empresa “Singer”, uma das maiores no mundo. Então foram surgindo as concorrentes com os anos e hoje existem vários tipos de máquinas específicas para cada tipo de costura e que consomem menos energia.

FOTO 5

*

Por Paola Sanguin, professora do núcleo de criação Sigbol Fashion

Referências: Manual História da Moda Sigbol Fashion, 123, 4.

Uma consideração sobre “História da Máquina de Costura”

  1. Apenas completando.. As máquinas de costuras foram e ainda são ícones de design de produto. Pois a produção industrial permitiu uma nova área e possibilidades para os jovens designers de algumas décadas atras. E a popularidade foi o marco dessa máquina maravilhosa!!!! Jamais devemos esquece-las!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s