10 dicas para organizar seu atelier

Só quem costura sabe o quanto é difícil manter o ambiente de trabalho organizado. Trabalhamos com diversas miudezas, tesouras para tecido, papel e pique, linhas e mais linhas, elásticos, alfinetes, sianinhas, zíperes, botões, giz, carretilha, lápis, fita métrica, colchetes, abridores de casas, e etc. Esse post tem por objetivo ser uma inspiração para que você possa se organizar, com dicas que podem ser postas em prática com materiais baratos, ou até mesmo que você já tenha em casa, e não sabia ainda como poderia utilizar. Vamos lá?

Usar um porta talheres pode parecer estranho, mas é uma ótima opção para colocar ordem seus objetos, até mesmo por ter várias divisórias.

imagem 1

 

Potes de vidro também são excelentes opções, em razão da transparência do material, que facilita a visualização. Pode ser solto ou pregado à parte inferior de armários, são ótimas opções para ganharmos mais espaço.

FOTO1

 

Porta comprimidos são ideais para guardar e transportar miudezas, tais como alfinetes, botões, colchetes, etc.

imagem 4

 

Um imã é um excelente aliado na hora de juntar os alfinetes e agulhas que se espalham, ou depois que você finaliza um trabalho. Você mesma pode fazer o seu recipiente, mas já existem também os prontos para comprar.

imagem 5

 

Porta vassouras e porta chaves também servem de suporte para pendurar diversas coisas, deixando-as expostas, o que auxilia tanto na hora de usar quanto na de guardar.

FOTO2

 

Para as linhas e bobinas, que vivem desenrolando, a solução mais simples é lançar mão dos elásticos para cabelo (aqueles fofos, forrados com tecido, no estilo xuxinha, são os mais indicados): prenderão a linha totalmente, evitando que ela saia enroscando por ai.

imagem 9

 

Em carretéis pequenos e vazios você pode guardar restinhos de elásticos, sianinhas, viés e outros.

FOTO3

Guardar viés e aviamentos em caixas perfuradas é muito útil, pois não será necessário retirá-los das caixas quando forem utilizados: puxe somente a metragem desejada.

imagem 13

 

Para fitilhos, linhas de tricô, sianinhas, fitas de cetim ou viés que foram desenrolados, acondicione-os em potes com a tampa perfurada, e vá puxando conforme a necessidade.

imagem 14

 

As Latas, quando coladas na parede, são de boa utilidade para guardar, principalmente, lápis e canetas, além de poupar o espaço das bancadas.

imagem 15

*

Por Nayara Diniz, professora do Núcleo de Modelagem da Sigbol Fashion

Referências: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12

2 opiniões sobre “10 dicas para organizar seu atelier”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s