Uma agulha para cada tipo de tecido

Parece não ter muita importância quando falamos que, para cada tipo de tecido, há uma respectiva agulha. Porém, isso pode interferir (e muito) no resultado da sua costura: independente da máquina ser industrial ou caseira (e dependendo do tecido e da agulha que você esta utilizando na sua máquina),  até mesmo a inofensiva agulha de mão pode causar um estrago na sua peça.

foto 01

Para melhorar o resultado de sua peça, resolvemos falar um pouco sobre esse assunto para que você entenda melhor, e conheça um pouco mais sobre as agulhas e em que tecidos usá-las.

 

Conhecendo a agulha

foto 2

  • Ponta (point) : É o tipo de ponta que a agulha tem. Cada ponta serve para um determinado tipo de tecido.
  • Olho ou furo (eye): É o furo onde se passa o fio ou linha.
  • Tronco (shank): É o corpo da agulha, parte que deverá ser encaixada na maquina.
  • Concavidade (scarf): Reentrância da parte traseira da agulha, onde encontra-se o furo, que serve também para guiar a colocação da mesma na máquina.

Temos variados tamanhos de agulhas e, para cada tecido, temos que escolher a numeração e a ponta adequada. Temos aqui alguns exemplos:

As agulhas de números 9 a 18, com ponta mais fina, é ideal para tecidos planos, pois não machuca tanto o tecido.

FOTO1

As agulhas de numeração 9 e 16, com ponta arredondada, são adequadas para costura de malha e tecido com stretch, pois esse tipo de ponta permite que se perfure o fio como se estivesse abrindo o tecido, evitando esburacá-lo.

FOTO2

As agulhas de bordado de numeração 11 a 14 têm o olho da agulha mais largo e maior, pois como o fio do bordado também é mais grosso, evita-se a quebra da linha.

FOTO3

A agulha para quilting é menor que as normais, e tem olho menor, porém é mais resistente: sua ponta reforçada permite que a agulha atravesse mais camadas de tecidos, e, por cima de outras costuras. Sua numeração vai de 09 a 12.

FOTO4

A agulha para costurar jeans, de numeração 9 a 16, tem ponta mais afiada, parecida com uma lança, e a sua concavidade é mais funda, ideal para tecidos pesados, como lona, vinil e couro sintético, pois costura sem pressionar o tecido na chapa da agulha.

FOTO5

Agulha de ponta facetada, tamanho 11 a 18, tem ponta fina e as bordas facetadas. Esse tipo de ponta fura o tecido, fazendo um buraco, que se fecha sobre ele mesmo quando a agulha faz o movimento de subir e descer. Por isso, são ideais para costurar couro e vinil.

FOTO6

A agulha de ponta universal tem a ponta levemente arredondada e um pouco afiada, dessa forma serve para todos os tipos de tecidos, planos ou malhas.

FOTO7

Agora que você já sabe a importância de cada agulha para costurar suas peças, que tal colocar em prática o que aprendeu?  A partir desse momento, costure sem medo de esgarçar seu lindo tecido.

FOTO8

*

Por Cynara Gomes, professora do Núcleo de Modelagem da Sigbol Fashion

Referências: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16 e 17

3 opiniões sobre “Uma agulha para cada tipo de tecido”

  1. Adorei, estava com problemas para costurar uma saia de brim, o ponto estava péssimo. Depois descobri que era a agulha ,estava usando uma agulha para tecidos finos.

  2. parabens, maravilha, é uma pena que muitas costureiras por esses rincões do pais não tem acesso a esse material, valeu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s