Passo a Passo: Alfineteiro de dedo e pulso

FOTO01

 

ALFINETEIRO DE DEDO
Imagem 04

1° Passo – Corte um quadrado de tecido 8cm x 8cm. Caso queira guardar o passo-a-passo, faça um molde com essas medidas: primeiro marque um quadrado no papel, depois sobreponha e corte o tecido.
FOTO02
2° Passo – Dobre o tecido na diagonal, pelo lado avesso, formando um triângulo. Costure tudo com 0,5 cm, deixando um pedaço no meio aberto, para desvirar.
Imagem 07
3° Passo – Desvire o triângulo pela abertura deixada anteriormente, e encha-o com bastante manta acrílica. Depois é só fechar a abertura com alguns pontos à mão.
Imagem 08

 

4° Passo – Una as pontas do triângulo com alguns pontos a mão. Caso seu alfineteiro fique justo, você pode costurar também um pedaço de elástico fino, unindo as pontas do triângulo.
Imagem 09

ALFINETEIRO DE PULSO
Imagem 10

1° Passo – Trace um círculo do tamanho desejado para seu alfineteiro. Para este passo a passo, o tamanho usado foi de aproximadamente 10 cm.
Imagem 11

2° Passo – Divida o círculo na quantidade de recortes que deseja para o mesmo. Neste caso, faremos com 6 recortes. Para fazer com 6 recortes, ache a metade do círculo, depois 2 retas com a mesma abertura passando pela metade do círculo Imagem 12

 

3° Passo – Recorte um dos triângulos formados pelo circulo, e acrescente uma sobra de costura de 0,5 cm em todos os lados.
Imagem 13

4° Passo – Agora é só cortar o triângulo no tecido que será utilizado para o alfineteiro. O ideal é trabalhar com, no mínimo, 2 tecidos diferentes.
Imagem 14

5° Passo – Costure um triângulo ao outro, até formar novamente o circulo. Você pode fazer todo seu alfineteiro recortado, ou somente a parte superior.
Imagem 15
6° Passo – Faça a pulseira para seu alfineteiro: corte 4 tiras de tecido de 10cm X 4cm, com uma das pontas arredondada.
Imagem 16

7° Passo – Costure as tiras com 0,5cm pelo avesso, sem fechar a parte reta menor para poder desvirar, e costure um pedaço de velcro nas duas pontas, o que irá permitir o ajuste no braço.
Imagem 17
8° Passo – Agora vamos fechar os círculos juntos, pelo avesso, já embutindo a pulseira. Lembre-se de deixar um espaço aberto para desvirar e, depois, encher o alfineteiro. Nessa etapa é importante prestar atenção na colocação da pulseira, de modo que, ao desvirar, ela fique do lado certo.
Imagem 18

9° Passo – Desvire o circulo pela abertura deixada e encha com bastante manta acrílica, preferencialmente as que tenham silicone. Depois, é só fechar a abertura com pontos bem discretos, feitos à mão.
Imagem 19

10° Passo – Agora, com uma linha de cor contrastante e agulha de mão, costure por cima dos recortes feitos, dando uma leve puxada, e deixando o alfineteiro com carinha de flor. Para finalizar, é só colocar um enfeite (um botão, por exemplo) na parte superior do alfineteiro, cobrindo a união de todos os recortes. Ele pode ser colado com cola quente ou costurado!
Imagem 20
E agora, pronta para fazer seu próprio alfineteiro?

*

Por Keyla Ferreira, professora do Núcleo de Modelagem da Sigbol Fashion.
Referências: 1, 2 e 3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s