Suspensório!

O suspensório é uma peça do vestuário masculino que, inicialmente, era usado para suspender as calças, na ausência do cinto. O acessório é composto por duas alças (que podem ser elásticas ou não), presas ás calças por botões, e que se cruzam nas costas. Não temos notícia de quando foi criado, mas acredita-se que o suspensório existe há mais de 200 anos.

FOTO01

Em 1800, o suspensório passou a ser uma peça extravagante, usada em alguns filmes no cinema ou em novelas de época: a intenção era retratar um personagem excêntrico.

FOTO02

Nos anos 2000, a moda começou a resgatar décadas passadas, surgindo a moda vintage ou retrô. Com o resgate das tendências passadas, o suspensório voltou ao guarda roupa, fazendo agora parte do visual masculino e feminino. O acessório, entretanto, dividiu opiniões: algumas pessoas o achavam elegante, outras acreditavam ser uma peça antiquada, indicada somente para pessoas mais velhas. Hoje, os fashionistas o adoram e o suspensório foi alçado a peça estilosa.

FOTO03

Os Punks e Rockabillys mantiveram o suspensório em seus looks, mesmo após cair em desuso. Até os dias atuais, ainda está presente no guarda roupa de diversas tribos.

FOTO04

Com o passar do tempo, o suspensório deixou de ser apenas uma peça útil, e passou a ser também estético: percorreu algumas décadas, mas terminou por sumir, reaparecendo, alguns anos depois, nas últimas coleções.

FOTO05

É preciso ter alguns cuidados na hora de usar o acessório, para não errar na coordenação do look. Procure não combinar uso de suspensório com cinto: ambos tem a mesma função, segurar as calças, saias ou shorts.

FOTO06

Outro cuidado é com a regulagem: nem muito baixo, nem muito alto, para não causar desconforto.

FOTO07

Para pessoas com estilo mais clássico, prefira o suspensório de cores neutras, assim é possível coordenar com outras cores de camisas e calças.

FOTO08

Para as pessoas que curtem um visual mais despojado, apostem em acessórios coloridos (cuidado com exageros).

FOTO09

O acessório pode ser usado com calças de alfaiataria, coordenados com camisa e gravata borboleta, deixando o visual mais clássico.

FOTO10

Para um look formado com calça jeans e outras peças informais, aposte em suspensórios com presilhas de metal, já que pouquíssimas calças jeans tem adaptador para os botões.

FOTO11

Para mulheres e homens que gostam deste acessório vintage, aproveitem que a moda esta de volta, e já deu o ar da graça em coleções anteriores. Algumas personalidades e fashionistas já estão usando. Escolha um modelo que tem a sua cara e se joga!

FOTO12

*

Por Elizangela Gomes, professora do Núcleo de Criação da Sigbol Fashion

Referências: 1, 2, 3 e 4

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s