Decotes: conheça alguns tipos e suas modelagens

Quando compra uma blusa, você costuma prestar atenção ao decote? Normalmente sim, mas o mais comum é atentar somente ao tamanho e não ao efeito que o formato dele terá sobre seu corpo, certo? Então decidimos fazer uma listinha de tipos de decotes, suas modelagens e o efeito corporal que produzem, para que, daqui pra frente, ele passe a valorizar sua silhueta!

Um ombro só: É um decote que deixa os braços e ombros em destaque, e cai bem em mulheres com braços mais finos e torneados. Também é super indicado para quem tem uma barriguinha saliente, pois a linha diagonal harmoniza proporções e passa a sensação de um corpo mais enxuto.

FOTO01
Canoa: Um decote que chama a atenção para ombros e valoriza nuca e pescoço. É um dos modelos mais indicados para quem tem quadris largos, pois passa a impressão de que quadris e ombros estão na mesma proporção, criando um equilíbrio na silhueta.
FOTO02

Ombro a ombro: também conhecido como cigano, dá ênfase aos ombros. No entanto, também é perfeito para disfarçar os quadris avantajados, já que equilibra as duas partes do corpo. É um dos preferidos das mulheres que têm os braços mais salientes, pois costuma deixar boa parte deles cobertos, disfarçando as gordurinhas extras.
FOTO03

Coração: Como o próprio nome diz, é o decote que lembra o desenho de um coração. Deixa as produções mais femininas, dá um toque de romantismo a qualquer peça e pode ser encontrado com alça ou sem; cai muito bem em mulheres com seios grandes, porque costuma ter bojo, fazendo assim um desenho bonito no colo.
FOTO04
Decote princesa: Apesar do nome, delicado e antiquado demais, é um decote que não se restringe aos vestidos pomposos destinados às noivas, por exemplo, ou red carpets. Ao contrário, atualmente é não somente delicado, mas sensual, o tipo de decote mais aplicado a vestidos, blusas e bustiês que acompanham desde jeans wear à sobreposição de camisas, passando por casacos e blazeres, e as saias e shorts fluídos da temporada.
FOTO05
Quadrado: Os decotes quadrados são os mais discretos e tradicionais, e caem bem em qualquer ocasião, desde entrevistas de emprego a cerimônias religiosas, até bares e baladas. O que define se é sexy ou não é sua profundidade. Além de democrático, ele ajuda a disfarçar o volume do busto, e, como as alças costumam ser largas, também dá mais sustentação e valoriza o colo.
FOTO06
U: O decote em U agrada a todos os estilos e pode ser usado nos mais variados tipos de looks. Profundos ou discretos caem bem em quase todos os tipos de corpo, principalmente nas que tem a cintura e o quadril mais quadrados. Como aumentam o busto, os mais profundos ficam ótimos para as mulheres de seios pequenos. Já os mais discretos tendem a disfarçar o volume dos seios fartos.
FOTO07

V: O decote em V é o mais democrático de todos. É ótimo para quem tem seios grandes, pois valoriza o colo sem aumentar o volume, mas também ajuda quem tem busto pequeno. Além disso, é um decote muito indicado para as baixinhas e para as gordinhas, pois sua verticalidade alonga e afina a silhueta. Por esse mesmo motivo, cai bem em quem tem os ombros largos e o pescoço curto.

FOTO08

 

Tomara que caia: Este decote valoriza o colo e os seios e faz bastante sucesso no verão. A falta de alças, entretanto, prejudica a sustentação de seios maiores, portanto deve ser evitado por quem tem busto volumoso. Mas as baixinhas podem comemorar: a pele à mostra ajuda a alongar a silhueta.
foto09
Transpassado: Como alonga a silhueta, é o tipo de decote mais indicado para as baixinhas e gordinhas. Pelo mesmo motivo, é também o mais apropriado para quem tem seios grandes, porque, além de cobrir o busto, o transpassado garante a sustentação de que ele precisa. Ele também é a escolha certa para alongar o pescoço e ressaltar a cintura, na medida em que tira o foco principal dos seios e do abdômen. Aposte em modelos com manguinhas, caso queira esconder eventuais excessos nos braços.
FOTO10*

Por Natalina Porto, professora do Núcleo de Modelagem da Sigbol Fashion

Referências: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s