Creative Friday – BLACK POWER

Coroa presente nos topos das cabeças negras e mestiças que transcende seu aspecto estético. A história por trás de cada cacho carrega uma luta árdua que perpetua a quase um século e ainda sim é atual.

tumblr_nn9uxcXgMI1qlz0m2o3_1280

A repercussão do ativismo negro contra a imagem eurocêntrica teve seu começo na década de 20 na Jamaica e estendeu-se as Américas na década de 60.

As mulheres foram as principais protagonistas do movimento, as quais sofriam desde a escravidão. Em tempos de luta assumiram o natural e tamanha era (ainda é) força de seus protestos que os opressores se oprimiram!

A expressão “Black Power” foi criada por Stokely Carmichael, militante radical do movimento negro nos Estados Unidos, após sua vigésima sétima detenção em 1966. “Estamos gritando liberdade há seis anos. O que vamos começar a dizer agora é poder negro“, anunciou.

8b0efa632ccf95d90e5ca9561aafbb68

Ainda há infelizmente muito pelo que se lutar a favor da igualdade não só dos negros, mas também das mulheres, homossexuais, travestis e transexuais perante uma sociedade de padrões eurocêntricos patriarcais. Não a superioridade mas sim igualdade entre gêneros e cores!

REPRESENTATIVIDADE

 

 

painel

Carolina eli1 eli2 haranin marjorie mayara Pa 1 pa 2 pa 3 Pri

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s