Tênis: Como surgiu o acessório mais usado do mundo?

Nos EUA, em 1839, Charles Goodyear descobriu a fórmula de preservação da borracha (a vulcanização). A principio, foi usado para melhorar a qualidade dos pneus automobilísticos. Porém, com essa descoberta, algumas indústrias de calçados começaram a substituir os solados de couro pelos de borracha. Mais leves e confortáveis, os novos calçados passaram a ser usado pelos cidadãos bem-nascidos da Costa Leste do país, em seus jogos de Criquet.

FOTO 01

Em 1917, nos EUA, surge um tênis que poderia ser lavado à máquina de lavar (Keds). O popular Keds se transformou em um ícone da modernidade americana. No mesmo ano o All Star é criado, com cano alto e unissex, inicialmente utilizado para a prática de basquete, tornando-se popular ao ser adotado pelo jogador Chuck Taylor, que passou a assinar a fabricação de algumas linhas, ainda hoje, para a Converse (fabricante do All Star).

FOTO 02

O novo calçado, também conhecido como Sneaker, teve seu couro substituído por tecido, e era vendido em lojas de departamentos com preço mais acessível e logo tornou-se popular. As mulheres também adotaram esse acessório e passou a ser usado nas quadras de tênis, era perfeito para acompanhar saques e corridas à rede.

Com o tempo, o tênis conquistou seu nome definitivo, e, em 1920 surge o primeiro calçado de corrida do mundo, confortável e mais leve. Foi criado por Adolph Dassler (um dos fundadores da Adidas): anteriormente as pessoas jogavam futebol e rugby e corriam com seus sapatos do dia a dia, desconfortáveis e pesados.

FOTO 03

O tênis se tornou popular entre os jovens na década de 50,principalmente nas telas de cinema, nos pés dos símbolos da juventude rebelde, como James Dean (no filme Juventude Transviada), o pop star Buddy e Elvis Presley.

FOTO 04

Em todos esses anos o sneaker sofreu várias modificações, e se tornou o calçado mais usado do nosso século. O que antes era um calçado de borracha e tecido é hoje um mundo de tecnologia a seus pés, e virou mania mundial, com design e materiais diferenciados. Após o boom das academias nos anos 80, os jovens adotaram o acessório como parte da sua identidade: somente nos anos 90 foram consumidos cerca de 150 milhões de pares de tênis no Brasil, e 500 milhões nos Estados Unidos.

FOTO 05

Hoje é o calçado para todos os dias, está nos pés dos atletas e nos pés de pessoas famosas. O tênis sempre foi associado ao esporte e aos atletas campeões, dando credibilidade ao sapato: ele oferece proteção e segurança para os esportistas, além de apoio tecnológico (minimizar impactos, dar rapidez à corrida, aumentar a tração e segurança em campos de terra, etc), sem deixar de lado a estética, beleza e cores fortes. Muito mais do que uma moda, o tênis pode ser considerado o calçado do século.

FOTO 06

No mundo fashion, depois da coleção de verão 2014 da Maison Chanel, o tênis acabou caindo na graça de várias personalidades, com produções despojadas e casuais. Repaginado, o calçado hoje tem um design mais charmoso, pra todos estilos e idades.

FOTO 07

*

por Elizangela Gomes, professora do Núcleo de Criação da Sigbol Fashion.

Referências: 1, 2 e 3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s