Modelagem Tridimensional

Moulage ou Draping (em inglês) é uma técnica de modelagem tridimensional: ao invés do molde geométrico sob medida ou de medidas industriais, os modelos são desenvolvidos diretamente no manequim ou no corpo de uma modelo de prova. O tecido é moldado, riscado, alfinetado e cortado para reproduzir o modelo desejado com mais precisão. Com essa técnica podemos visualizar o resultado da modelagem enquanto ela está sendo desenvolvida.

FOTO01

Existem várias maneiras de fazer moulage, e diferentes técnicas que focam o aspecto criativo. As técnicas tradicionais também apresentam muitas variações em detalhes de como marcar costuras, pences, recortes, drapeados, franzidos, bordados, etc.

FOTO02

A moulage serve para o desenvolvimento de qualquer tipo de roupa: peças de malha, alfaiataria ou fitness.  A diferença da moulage para modelagem plana é que ela é utilizada para modelos mais elaborados; em modelos mais simples não compensa o trabalho, porque é razoavelmente demorada.

FOTO03

Essa técnica é muito utilizada em modelos que fogem um pouco do padrão  ou  quando a peça é muito modelada ao corpo. As peças que mais elaboradas geralmente têm recortes diferentes, ou muitos recortes e volumes exagerados localizados em lugares inusitados, como golas de formatos e tamanhos diferentes, pregas volumosas, drapeados  diagonais e torções. Estes modelos ficam mais fáceis de serem visualizados sobre um manequim do que no molde plano e o resultado é satisfatório.

FOTO04

A moulage é ideal para criações em que não temos uma ideia definida de como ficará o caimento da peça.

FOTO05

Essa técnica inicialmente era usada em peças de alta costura, mas agora é aplicada em peças de prêt-à-porter ou de magazine, que são produzidas em pequenas escalas. Tanto criadores nacionais ou internacionais utilizam esse método,  principalmente no processo criativo.

FOTO06

A maioria das marcas que trabalham com moda sofisticada também adotam essa técnica.

*

Por Elizangela Gomes, professora do Núcleo de Criação da Sigbol Fashion.

Referências: 1, 2 e 3

Uma consideração sobre “Modelagem Tridimensional”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s