Moda & Arte – Ilusão de Ótica

anna-higgie-illustrations-2

Em algum momento você já deve ter se deparado com alguma foto ou imagem de uma ilusão de ótica. Ela mexe bastante com nosso inconsciente, pois muitas vezes ficamos por algum tempo sem saber o que está ocorrendo, enxergamos várias coisas, rostos, animais, objetos, em qualquer lugar. Pode ser em azulejos e quadroseye-optical-illusion1, benjamins, etc.

Damos o nome de ilusão de ótica às imagens que enganam o nosso sistema visual. A ilusão faz com que enxerguemos qualquer coisa que não esteja presente ou faz com que enxerguemos imagens de uma forma errada.

A imagem de um objeto, transmitida pela visão ao cérebro, é decifrada e interpretada. Porém, em determinadas condições, essa interpretação pode ser errônea, pois temos DOLOR-EP-artwork-released-on-Technicolour-Records-Illustration-by-Anna-Higgiecerta dificuldade em comparar ângulos, comprimentos e distâncias. A essa ela que damos o nome de ilusão de ótica.

E isso vem durante muito tempo na história. E o mundo fashion adquiriu como uma forma conceitual e até mesmo alternativa para o dia a dia, disfarçando o quadril, a barriguinha, o comprimento e a largura. Equilibrando e atraindo o olhar para outras áreas específicas do nosso corpo.

10

As peças com efeitos ópticos são incríveis e provam de forma ainda mais clara e definitiva como a roupa pode influenciar o desenho da silhueta.

Em relação à moda e arte, muitos estilistas já atribuíram a ilusão de ótica como conceito do seu desfile, em busca de design e inovação no mercado.

viktor-rolfu

*

Por Paola Sanguin, professora do núcleo de criação da Sigbol Fashion

Referências: 12, 345.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s