Cai a chuva…

Nesse tempo, nada mais e nada menos que andar prevenido.Foto 1Guarda-chuva, sombrinha como bem entender chamar… é um dos acessórios mais indispensáveis dos últimos séculos. Faça chuva, ou faça sol ele está lá no fundo da bolsa para nos proteger do clima. Salvando chapinhas da chuva e nos cobrindo daquele sol escaldante do verão.

Mas você sabe quando ele surgiu? Não?!

Apesar da sua origem ser incerta, o guarda-chuva é uma invenção muitFoto 2o antiga. Sabe-se que no século XII a.C já era usado pelos chineses.

Mais tarde os Assírios, Egípicios, Persas e Romanos tiveram uma influência na utilização de novos materiais na busca de conseguirem combinar a utilidade com a elegância. Durante muito tempo o guarda-chuva foi um objeto sagrado, ao ponto de só ser utilizado para cobrir as divindades e a realeza em procissões e eventos de grande significado espiritual. Mas foram os japoneses e chineses que contribuíram para a sua adaptação como acessório de proteção para chuva e para o sol, sem qualquer valor social ou divino. É com essa função que ele chega à Grécia e a Roma, onde foi usado apenas por mulheres.Foto 3

Durante a Idade Média o guarda-chuva desapareceu, voltando a surgir novamente apenas na Renascença, apesar do seu uso ser limitado, pois eram feitos em e pesados cabos de madeira, podendo chegar aos 2 kg de peso. Mas a partir do momento que os Jesuítas introduziram a seda em sua fabricação, tudo mudou. Nos finais do século XVII, foi na cidade de Paris que se começou a refinar o conceito deste acessório: melhorou o formato e criou-se a distinção entre guarda-chuva e guarda-sol. De imediato o guarda-sol passou a ser considerado peça indispensável para as mulheres da época. Esta nova utilização deu origem às sombrinhas enfeitadas com bordados em seda, de ar muito leve e que serviam para dar algum recato aos rostos durante os passeios ao sol. Só no final do XVIII, é que ele começou a ser aceito pelos homens da Inglaterra, devido à um comerciante inglês chamado Jonas Hanway, que conseguiu provar que o sexo masculino era digno de utilizar este incrível item.

Citizens Observing Jonas Hanway with Newly Invented UmbrellaO guarda-chuva se espalhou por todo o mundo, tendo se transformado em um objeto de grande utilidade. Há aqueles que tem até um design inusitado, tomando conta de grandes desfiles de moda.

Foto 5

 

*

Por Paola Sanguin, professora do núcleo de criação da Sigbol Fashion

Referências: Manual de História da Moda Sigbol Fashion, 1.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s