Creative Friday – A Fantástica Fábrica de Chocolate

tumblr_ljzui7tzHO1qfy47co1_400

Saídos da imaginação aguçada de Roald Dahl, em 1964, os personagens e situações fantásticas de “Charlie and the Chocolate Factory”, ou “A Fantástica Fábrica de Chocolates” têm feito a cabeça de milhares de crianças desde então. Originado do livro homônimo, conta a história de como Charlie Bucket e vovô Joe ganham um convite dourado (The Golden Ticket) para a visitação da Fábrica de Chocolates Wonka, fechada há vários anos. Contam os personagens que há muitos anos atrás, apesar de ser o principal produtor de chocolates e doces do mundo, Willy Wonka fecha seus portões e demite todos os funcionários para que suas receitas de doces não caiam em mãos erradas. Porém, anos depois, a fábrica volta a funcionar e produzir novamente seus doces diferentes e deliciosos, sem contudo terem sido novamente contratados funcionários, o que permanece um mistério anos e anos a fio. Durante o conto, Willy Wonka decide finalmente abrir as portas, mas somente para 5 crianças felizardas do mundo inteiro, e manda distribuir, em suas barras de chocolates e doces, 5 cupons dourados, como convite, para uma criança e um acompanhante. Ao ganhar o seu, Charlie e o avô comparecem à visita em data e horários marcados, e conhecem seus outros 4 acompanhantes: o guloso Augustus Gloop, a viciada em chicletes Violet Beauregarde, a mimada Veruca Salt e o viciado em filmes de gangsters Mike Teavee. Lá conhecem os Oompa Loopas, anõezinhos vindos de Loopalândia, esclarecendo-se finalmente o mistério dos trabalhadores da fábrica.

oompa-loompas-woo-o

Durante a visita, em cada sala, uma criança é pega através de seus próprios defeitos, e é eliminada do concurso (Augustus é sugado por um tubo no rio de chocolate, onde cai enquanto bebia diretamente do rio, apesar de proibido; Violet por provar um chiclete novo, mas que ainda apresenta efeitos colaterais, transformando a garota em uma amora gigantesca; Veruca por tentar roubar um esquilo da sala das nozes porque o quer naquele momento, e acaba por ser considerada uma noz podre e atirada ao lixo pelos esquilos – no primeiro filme, esta parte transformou-se na sala dos gansos dos ovos de ouros, onde a menina quer todos os gansos e acaba também no lixo por ser um ovo podre; e Mike por tentar se teletransportar via televisão e acabar uma miniatura de si mesmo, de menos de 1 cm de altura). Ao final, somente Charlie e o avô terminam o passeio sem problemas, e, no final da história, descobre-se que a finalidade do concurso era escolher uma criança para herdar a fábrica ao final da vida de Wonka. A cena final remete ao livro continuação, Charlie and The Great Glass Elevator, em que Charlie, Wonka e o avô vão testar uma última nova atração na fábrica, o Elevador de Vidro voador.

Você que viveu nos anos 70, deve lembrar-se da antiga adaptação, com Gene Wilder no papel de Willy Wonka. Se não, com certeza lembra-se da atual adaptação, de 2005, com Johnny Depp. Recentemente, um grupo de crianças foram “juradas” do programa Top Chefs: Just Desserts, episódio Pure Imagination, em que os grupos de chefs especializados em sobremesas, receberam a tarefa de recriar uma determinada quantidade de doces em homenagem ao aniversário de 40 anos do primeiro filme, de 1971. Nos dias atuais, a franquia Wonka é comercializada, em forma de chocolates e doces diversos, pela Disney.

painel

Ficou com vontade?

IV7VQ

Pegue suas barrinhas de chocolates, seus cupons dourados de estimação e venha curtir mais um Creative Friday com a gente!

carol eli haranin marjorie may paola pri talita tandara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s