Você sabe diferenciar o espartilho do corpete?

Todo mundo confunde-se com as pequenas diferenças entre essas peças, ambos são rígidas com barbatanas,camadas de tecidos e forros, mais o detalhe está no comprimento.

foto 1O corpete (ou corset/corpo) foi moda entre as mulheres do Renascimento ao século XVIII (Rococó), essa peça era confeccionada até a altura da cintura e tinha como objetivo comprimir o tronco,corrigindo a postura devido a sua rigidez.

FOTO 2O século XIX e início do século XX ( La Belle Époque) foi moda do uso de espartilhos,cujo comprimento ultrapassa a cintura. O espartilho foi criado para moldar a silhueta adaptando-se às suas curvas,realçando o busto e os quadris ao diminuir a cintura

fOTO 3Para deixar a cintura mais fina o espartilho era colocado sob roupas intimas e a amarração nas costas facilitava a compressão da cintura,desta forma a mulher visualizada de perfil adquiria uma silhueta em S.

fOTO 4Hoje a peça mais usada é o corpete,aparece como lingerie ou como peças de roupa, que podem aparecer sozinhas ou sobre camisas. São confeccionadas com tecidos nobres,ele é frequentemente em produções mais sofisticadas como looks de festa de ou em vestidos de noiva.

fOTO 5Mesmo sem a rigidez dos séculos passados o espartilho continua valorizando as curvas femininas. Para as mulheres que almejam uma cintura finíssima, ainda existem algumas marcas que produzem espartilhos sob medidas, que proporciona a mulher uma cintura exageradamente fina.

fOTO6

 

*

Por Elizangela Gomes, Professora de Desenho de Moda no Núcleo de Criação da Sigbol Fashion

Referências: 1, 2, 3, 4.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s